Revisar e atualizar o conjunto de leis urbanísticas em Jaraguá do Sul, são algumas das prioridades do novo Secretário Municipal de Planejamento e Urbanismo, Anselmo Ramos. Não se trata de grandes alterações, mas de questões pontuais ou correções legislativas. “É o que chamamos de revisão dos instrumentos urbanísticos, no sentido atualizar as leis, pois a cidade é um órgão vivo que muda com o passar do tempo. E vai demandar um esforço grande para as adaptações que envolvem também os vereadores”, ressaltou Anselmo.
A mobilidade urbana também é considerada um desafio importante para o desenvolvimento sustentável da cidade. Levando em consideração a integração entre diferentes modais de transporte, como ônibus, ciclovias e alternativas sustentáveis. “É nesse contexto que pretendemos trabalhar essas questões, com infraestrutura adequada, tecnologias inovadoras e políticas públicas voltadas para a mobilidade ”, enfatizou.
- Secretarias da Saúde vão ampliar faixa etária de vacinação contra a dengue em SC
- São José sedia Copa Brasil de Vôlei; confira tudo sobre o evento
A utilização de binários tem se mostrado uma alternativa eficiente para diminuir os congestionamentos no município. E dependem de obras de implantação, como pontes, desapropriações, aumento de raio de concordância para a conversão de caminhões, entre outras medidas. Tudo isso faz parte dos estudos em andamento. “Os binários são soluções para uma cidade com tantos desafios geográficos, não temos muitas alternativas”, completou.
Recentemente, Ramos se reuniu com os técnicos da pasta para se inteirar a respeito dos encaminhamentos dos projetos e processos urbanísticos em andamento, com o objetivo de entender as especificidades e particularidades de cada setor, como os procedimentos são executados e discutir sugestões para aprimorar o trabalho.