Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Entidade de Joinville participa de evento de cultura asiática em Balneário Camboriú

Divulgação/Sakura Matsuri

Por: Pedro Leal

07/02/2025 - 16:02 - Atualizada em: 07/02/2025 - 16:13

Idealizadora do Sakura Matsuri Joinville, evento de cultura oriental que teve sua primeira edição em setembro do ano passado, na Expoville, a Associação Catarinense de Bujutsu participa, neste fim de semana, do Balneário Camboriú Matsuri. O festival de cultura e gastronomia japonesa abre hoje (sexta, 7), às 17h, e prossegue até domingo à noite, no Expocentro Balneário Camboriú, com ingressos a partir de R$ 10. A entidade joinvilense terá um estande para venda de uma iguaria muito especial, o bolinho salgado chamado Nikuman do Guerreiro.

Segundo Fábio Martins, presidente da associação que acaba de completar 28 anos de atividades, além de arrecadar recursos, o objetivo é de interação com outros grupos voltados à cultura nipônica. “Também buscamos inspiração para enriquecer, ainda mais, a programação do Sakura Matsuri Joinville, que terá sua segunda edição no mês de setembro”, anuncia Fábio, que está à frente do Instituto Arte Maior, escola de música com forte atuação em questões sociais ligadas à educação e cultura.

Sobre o Bujutsu

O termo “Bu” significa “guerreiro”, enquanto “Jutsu” quer dizer “técnica” ou “arte”, e “Do” significa “caminho”. Bujutsu pode ser traduzido como “a arte do guerreiro”. De origem japonesa, fazia parte do treinamento militar dos samurais para uso na guerra.

O treinamento em Bujutsu enfatiza a disciplina, a ética, a autodisciplina e a busca do aperfeiçoamento pessoal, além do desenvolvimento das habilidades de combate. Ao longo do tempo, o termo Bujutsu evoluiu e deu origem a diversas artes marciais modernas, como judô, karatê, aikidô e kendô. Matusa Bujutsu pratica a arte marcial de forma ampla, com técnicas de luta em pé, no solo, quedas, derrubadas, torções e imobilizações – tudo com foco na defesa pessoal. Usa a atividade como ferramenta para proporcionar o bem-estar físico, mental e emocional do praticante.

Assessoria de imprensa Associação Catarinense de Bujutsu. Mercado de Comunicação. Jornalista responsável: Guilherme Diefenthaeler (reg. prof. 6207/RS). WhatsApp (47) 98403-2745.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Pedro Leal

Analista de mercado e mestre em jornalismo (universidades de Swansea, País de Gales, e Aarhus, Dinamarca).