Com o mundo do futebol gerando cada vez mais investimento, muitos jovens sonham em um dia virar profissional para assegurar um futuro de sucesso na vida. Mas não só isso. Através do esporte, garantem uma melhora na saúde física e a poderosa ferramenta de transformação social, que traz aspectos fundamentais como disciplina, foco, autoconfiança e autoestima.
Pensando nisso, o maior exemplo jaraguaense bem-sucedido nos gramados inaugurou, há cinco anos, o próprio centro de treinamento como um presente para a cidade, na qual cresceu e sempre carregou com muito carinho. Estamos falando da Escola de Futebol do Filipe Luís, um projeto desenvolvido em um amplo centro esportivo, no bairro São Luís, focado na revelação de novos talentos no futebol e na formação de um bom cidadão.
![](https://wp.ocp.news/wp-content/uploads/2020/02/DSC_7485-1024x678.jpg)
Foto: divulgação
Coordenado por Manoel Dalpasquale, mais conhecido como Maneca, que foi o primeiro treinador do ex-jogador profissional e atual comandante do Flamengo, a escolinha conta com cinco professores e um auxiliar para treinos específicos de goleiros, trazendo um programa adequado a faixa de idade e ao nível inicial de coordenação de cada aluno, o que é pouco visto em projetos deste segmento.
Ou seja, as turmas são separadas seguindo os critérios de coordenação, tamanho, força e, por último, a idade. “Quanto mais homogênea for a turma mais todos evoluem”, ressalta Maneca. Definido por Filipe mesmo como “o melhor para ensinar e desenvolver crianças”, Maneca utiliza especialmente três métodos que ajudaram no crescimento do eterno pupilo e são vistos como primordiais para a formação dos jovens da escolinha.
O primeiro são os trabalhos básicos da técnica de jogo, como aprender a passar, driblar e chutar. O segundo é o aprendizado para jogar em vantagem numérica e o terceiro a fazer posse de bola.
![](https://wp.ocp.news/wp-content/uploads/2020/02/DSC_7459-1024x683.jpg)
Foto: divulgação
“Os alunos chegam com vários graus de coordenação e separamos por iniciação, intermediário e avançado. O projeto está aí justamente para buscar contribuir na formação geral dos jovens e na busca de novos talentos que podem se tornar profissionais futuramente”, destaca Maneca.
Filipe Luís destaca valores do esporte
![](https://wp.ocp.news/wp-content/uploads/2025/02/Filipe-Luis-e-Maneca-982x1024.jpg)
Foto: divulgação
Multicampeão como jogador e início meteórico como técnico no Flamengo com mais títulos do que derrotas até aqui, Filipe Luís nunca esqueceu dos aprendizados que o fizeram tornar-se uma estrela. Segundo ele, Jaraguá do Sul e o professor Maneca tem uma grande parcela nessa jornada.
“Na minha formação em Jaraguá do Sul, aprendi a importância da disciplina no esporte e a necessidade de ser bem orientado por profissionais altamente qualificados. O professor Maneca, meu primeiro orientador, foi fundamental nesse processo, pois me ensinou a entender tática, técnica e o jogo, o que me deu uma base sólida sobre como e por que se joga futebol. Esses valores foram essenciais para minha carreira”, diz.
Por todos esses ensinamentos, o ex-lateral viu na escolinha que leva o seu nome uma oportunidade única de “devolver” tudo que sua terra natal lhe proporcionou, principalmente na formação das crianças e adolescentes.
“Abrir uma escolinha de futebol em Jaraguá do Sul é fundamental pelo impacto social que gera, oferecendo aos jovens uma opção saudável e contribuindo para a formação de cidadãos. A iniciativa ajuda a tirar as crianças e adolescentes das ruas, afastando-os de influências negativas, como as drogas, e promovendo disciplina. Além disso, a cidade carecia de locais adequados e orientadores profissionais qualificados para treinar e desenvolver os fundamentos do futebol. Dessa forma, a escolinha se torna uma oportunidade essencial para o desenvolvimento esportivo e social da comunidade”, afirma.
Faixa etária e programação de treinos
![](https://wp.ocp.news/wp-content/uploads/2025/02/DSC_7388-1-1024x683.jpg)
Foto: divulgação
Com aproximadamente 500 alunos, a Escola de Futebol do Filipe Luís atende meninos e meninas entre 5 e 17 anos. As atividades acontecem de segunda a quinta-feira. Pela manhã, treinam as turmas de 5 a 9 anos, das 8h30 às 9h45, e de 10 a 16 anos, das 9h45 às 11h. Já o período da tarde é dividido para jovens de 5 a 9 anos, das 13h30 às 14h45, de 10 a 14 anos, das 14h45 às 16h, e do Sub-6, Sub-10, Sub-12 e Sub-16, das 16h às 17h15.
Maiores informações sobre a escolinha pelo WhatsApp (47) 98815-0940 ou instagram @escolinhafilipeluis. Após o último horário de treino, o centro de treinamento é alugado para futebol recreativo de adultos, além de possuir quadra de areia, estacionamento aberto e coberto, vestiários, playground, quiosques multi uso e área de festas.