O acolhimento prévio de alunos com deficiência na unidade escolar é uma prática essencial à construção de um ambiente educacional inclusivo e acolhedor. Nesta quinta-feira (6), por exemplo, escolas da rede municipal de Jaraguá do Sul receberam os alunos com deficiência junto com suas famílias para um momento que, além de integração, possibilitou o reconhecimento do espaço onde a criança vai estudar, bem como o contato com os professores que farão parte do ano letivo do estudante. Esta ação tem como objetivo ambientar e familiarizar os alunos ao contexto educacional.
- Janeiro de 2025 foi o mês mais quente do planeta
- Ozempic manipulado: médicos alertam para riscos de remédio alternativo
![](https://wp.ocp.news/wp-content/uploads/2025/02/integracao_alunos_deficientes.jpg)
Foto: PMJS/Divulgação
“Esse processo é muito importante não apenas porque facilita a adaptação do aluno ao novo espaço, mas também porque promove o desenvolvimento de vínculos afetivos e a construção de um clima de confiança, fundamentais para o aprendizado”, explica a secretária de Educação, Iraci Muller.
O acolhimento prévio proporciona um espaço para que as famílias se sintam apoiadas e envolvidas. A comunicação aberta entre escola e família é vital para entender as expectativas, preocupações e necessidades específicas de cada criança. Esse diálogo fortalece a parceria entre escola e família, essencial para o sucesso da inclusão.
![](https://wp.ocp.news/wp-content/uploads/2025/02/aluno_deficiente_professora.jpg)
Foto: PMJS/Divulgação