A Prefeitura de Guaramirim, por meio da Secretaria de Saúde, confirma o primeiro caso de transmissão autóctone de dengue no município. Trata-se de uma criança de 3 anos, moradora do bairro Jacu-Açu. Conforme boletim de saúde, a paciente está em estado estável.
Até a manhã desta quinta-feira (6), Guaramirim registrou 66 novos focos do Aedes aegypti. De acordo com o setor de Zoonoses, os bairros infestados são: Imigrantes, Nova Esperança, Amizade, Avaí, Ilha da Figueira, Corticeira e Centro.
Para a secretária da pasta, Cristiane Wille, o caso, com transmissão dentro do próprio município, acende um alerta para toda a população. “Precisamos intensificar as limpezas nas casas para diminuirmos os focos e a circulação dos mosquitos”, pontua.
A responsável pela investigação dos casos suspeitos do setor de Zoonoses, Tatiane Carsten, pede que os munícipes dediquem, pelo menos, dez minutos do dia no combate contra a dengue. “Todos precisam fazer a sua parte. Nesta inspeção diária, é importante dar ênfase aos locais que normalmente esquecemos, como calhas, grades de bebedouro e o reservatório de água atrás da geladeira”, explica.
Bota-Fora inicia nesta sexta-feira (7)
A Secretaria de Infraestrutura irá realizar nesta sexta (7) e sábado (8), o primeiro Bota-Fora do ano. A ação irá contribuir na diminuição dos focos do Aedes aegypti, eliminando locais com acúmulo de água parada.
O cronograma do Bota-Fora nesta semana inclui a localidade Flor de Maracujá e os bairros Corticeira, Corticeirinha e Poço Grande. Nos dias 14 e 15 de fevereiro, a ação será realizada nos bairros Poço Grande, Quati, Serenata e Caixa D’Água.