Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Após alagamentos, Prefeitura realiza reparos em Joinville e Defesa Civil alerta para possibilidade de novos temporais

Foto: Prefeitura de Joinville/Divulgação

Por: Luana Maia

05/02/2025 - 12:02 - Atualizada em: 05/02/2025 - 12:38

A Prefeitura de Joinville está trabalhando para restabelecer a normalidade nos bairros atingidos pela forte chuva da tarde de terça-feira (4). Segundo a Defesa Civil, os principais bairros atingidos foram Costa e Silva, Santo Antônio e Distrito Industrial Norte.

A combinação de calor e umidade fez com que um temporal isolado atingisse essa região causando chuva forte, com acumulado de chuva de 50 milímetros em menos de uma hora. Várias ruas ficaram alagadas. Além disso, a Defesa Civil também registrou uma queda de árvore sobre uma residência que ficou danificada, mas não precisou ser interditada e uma queda de muro, que atingiu o quintal. As duas ocorrências foram na rua Pavão, no bairro Costa e Silva. Os Bombeiros Voluntários atenderam nove ocorrências relacionadas a pessoas que estavam em áreas alagadas.

Com a força da água, algumas ruas tiveram situações relacionadas a rede de drenagem. É o caso da rua Dona Francisca, próximo ao número 6074, onde duas frentes de trabalho das equipes da Secretaria de Infraestrutura Urbana executam a reconstrução do pavimento e também o conserto na rede de drenagem. A previsão da Seinfra é que a obra esteja finalizada até o fim do dia, faltando apenas concluir a pavimentação.

Para que os profissionais possam trabalhar no local, o trânsito de veículos para quem vem no sentido Bairro/Centro está sendo desviado no Elevado Heinz Schulz. Os motoristas têm a opção de seguir pela avenida Edgar Meister, sentido Univille, ou sentido BR-101. Ainda há a possibilidade de retornar ao bairro pela rua Dona Francisca.

Outra ação que está sendo feita é a limpeza de galerias e rios. Esse trabalho é necessário, pois com a força da água, muito material ficou acumulado próximo de pontes. Durante a manhã, as equipes estavam concentradas na avenida Almirante Jaceguay. É importante reforçar que durante o mês de janeiro, a Seinfra fez o trabalho de limpeza nos rios justamente no bairro Costa e Silva. Esse serviço iniciou em 6 de janeiro e terminou no dia 29. Foram limpos 10 quilômetros dos rios Walter Brandt, Luiz Tonemann e Cachoeira.

Defesa Civil alerta para possibilidade de novos temporais

A Defesa Civil de Joinville reforça que a possibilidade de temporais isolados continua até o fim de semana. O risco é moderado para ocorrências associadas a alagamentos, eventuais enxurradas e queda de galhos e árvores.

É importante a população acompanhar os alertas que são emitidos via SMS, pela Defesa Civil Estadual, com antecedência e de maneira preventiva. Para receber esses alertas que são enviados gratuitamente, basta enviar o CEP da residência para o número 40199, por mensagem de texto (SMS). Além de acompanhar os alertas, a população também tem que saber o que fazer quando recebe algum desses alertas.

“As mensagens de SMS, ou os alertas que nós publicamos nos canais oficiais da Prefeitura servem como uma prevenção. Então é como se fosse um aviso para que as pessoas fiquem atentas a esses riscos. Já aquele alerta sonoro e com mensagem que recebemos na terça-feira de tarde no celular é um sistema novo e não deve ser banalizado, ele tem como finalidade preservar a vida. Então quando eles são estágios de alerta. Recebeu um SMS, viu que a Prefeitura publicou o alerta, preste atenção às condições climáticas e já tome medidas preventivas para se proteger. Agora se você recebeu o alerta que é emitido por sinal de GPS, mantenha a calma, mas procure um local seguro e fique abrigado. Em todos os casos não transite em áreas alagadas, ou atravesse pontes submersas”, reforça o gerente da Defesa Civil de Joinville, Maiko Richter.

A Defesa Civil de Joinville pode ser acionada pelo número 199 e os Bombeiros Voluntários pelo número 193.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Luana Maia

Acadêmica de jornalismo e estagiária do OCP News