Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

“STF não é mais uma Corte jurídica. É uma corte política”, diz Nikolas

Parlamentar diz não confiar em “praticamente nada” que é decidido pela Suprema Corte | Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

Por: OCPNews Brasilia

05/02/2025 - 09:02 - Atualizada em: 05/02/2025 - 09:34

O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) disse que atualmente o Supremo Tribunal Federal (STF) “é o principal fator político de desestabilização do país”. O parlamentar ainda afirmou que não confia em “praticamente nada” que é decidido pela Suprema Corte. De acordo com o deputado, “não existe mais conhecimento jurídico, existe relacionamento jurídico”. Para Nikolas, “o STF hoje não é mais uma Corte jurídica. É uma corte política”.

As declarações fazem parte de uma entrevista concedida pelo parlamentar ao Poder 360, nesta terça-feira (4). De acordo com trechos da entrevista divulgados na manhã desta quarta-feira (5), Nikolas citou situações envolvendo ministros do STF que teriam contribuído para a perda de credibilidade da Corte e reafirmou o seu apoio a um eventual impeachment do ministro Alexandre de Moraes.

O deputado criticou o presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso, pela frase “nós derrotamos o bolsonarismo”, proferida em um Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE), em julho de 2023, e lembrou que o ministro também é o autor da frase “perdeu, mané”, dita a um brasileiro em Nova York, em outubro de 2023, após o magistrado ser questionado sobre a atuação política do Tribunal e a falta de transparência das urnas eletrônicas.

A mesma frase foi rabiscada pela cabeleireira, Débora Rodrigues dos Santos, na estátua “A Justiça” – que fica em frente ao prédio do STF – durante os atos do dia 8 de janeiro de 2023.

A cabeleireira está presa desde o dia 17 de março de 2023 sob as acusações associação criminosa armada, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça, com emprego de substância inflamável, contra o patrimônio da União e com considerável prejuízo para a vítima e deterioração de patrimônio tombado.

Ao falar sobre os atos do 8 de janeiro, Nikolas criticou as condenações impostas pelo STF e reafirmou o seu apoio ao projeto de anistia.

O deputado também criticou o ministro Gilmar Mendes por ter afirmado que a vitória do presidente Lula (PT) nas eleições de 2022 só foi possível por causa do STF. A declaração foi dada em um evento em Paris, em 14 de outubro de 2023.

Questionado sobre um eventual processo de impeachment contra o ministro Alexandre de Moraes, o parlamentar disse que “seria um prazer muito grande poder dar um voto a favor” do afastamento do magistrado.

* Com informações da Gazeta do Povo.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp