Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Conheça 5 curiosidades sobre a coluna vertebral

Foto: Freepik

Por: Priscila Horvat

04/02/2025 - 18:02 - Atualizada em: 04/02/2025 - 18:56

A coluna vertebral é uma das estruturas mais complexas e essenciais do corpo humano, desempenhando um papel fundamental na sustentação, mobilidade e proteção do sistema nervoso central.

Composta por 33 vértebras conectadas por discos intervertebrais, ligamentos e músculos, ela mantém a estabilidade do corpo, funcionando como o eixo central do esqueleto.

O Dr. Luciano Miller, médico-cirurgião especializado em coluna no Hospital Albert Einstein e professor da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), compartilhou 5 curiosidades sobre a coluna vertebral. Acompanhe:

1) Composição
A coluna vertebral é formada por 33 a 34 vértebras, dependendo da idade, e são organizadas em cinco regiões: cervical, torácica, lombar, sacral e cócega. Cada uma dessas regiões tem características e funções específicas.

2) Postura
A coluna desempenha um papel importante na manutenção de uma postura correta, ajudando a distribuir o peso do corpo e evitando sobrecargas. “Uma coluna saudável é fundamental para a postura e o bem-estar geral”, afirma Dr. Miller.

3) Proteção da medula espinhal
A coluna vertebral tem a função vital de proteger a medula espinhal, que é um feixe de nervos que se estende do cérebro até a região lombar. A medula espinhal transmite informações entre o cérebro e o resto do corpo.

4) Dores na coluna
Segundo a Organização Mundial da Saúde, estima-se que 85% das pessoas enfrentarão dores na coluna em algum momento da vida e, após o primeiro episódio, é comum que o problema se torne recorrente. Os sintomas mais frequentes incluem dor localizada, irradiação para braços e pernas, limitação de movimento e desconforto durante atividades físicas ou momentos de lazer.

5) Cirurgia
A cirurgia de coluna é indicada apenas para casos graves, quando tratamentos conservadores, como fisioterapia e ajustes no estilo de vida, não são suficientes para aliviar o problema. Algumas condições que podem exigir cirurgia incluem hérnia de disco (em casos extremos), espondilolistese, estenose espinhal, fraturas vertebrais, deformidades e doenças degenerativas dos discos.

A recomendação médica é sempre, independente da idade, cuidar da coluna, evitando carregar muito peso ou peso em um único lado (mãos ou ombros). Vale a pena ficar com as atividades físicas em dia e, claro, caprichar no consumo de alimentos ricos em cálcio.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Priscila Horvat

Jornalista especializada em conteúdo de saúde e puericultura.