Minutos antes de iniciar a sessão que definiu a presidência da Alesc para o biênio 2025/26, neste sábado (1º), o deputado Júlio Garcia saiu do plenário e se dirigiu até as galerias para cumprimentar apoiadores. O sorriso no rosto demonstrava a tranquilidade de quem sabia que dali a menos de uma hora seria eleito para o quarto mandato de presidente do parlamento catarinense.
Julio recebeu 37 votos dos 40 deputados. Ivan Naatz e Antidio Lunelli estavam ausentes, mas enviaram mensagens garantindo apoio ao novo presidente. Sargento Lima se absteve. Encerrada a sessão, o novo presidente participou de entrevista coletiva e garantiu: ” A relação com o Executivo será como preconiza a Constituição: harmoniosa, mas independente”.
Julio Garcia (PSD) está alinhado ao projeto político do prefeito de Chapecó, João Rodrigues, seu correligionário, pré-candidato do partido ao governo do estado. Jorginho Mello é candidato natural à reeleição. “A minha relação com o governador é de respeito. Somos amigos, já conversamos antes mesmo desta eleição e faremos o que for melhor para Santa Catarina “.
Mesa Diretora
Com 38 votos favoráveis e duas ausências, a nova Mesa Diretora do Parlamento catarinense será composta pelos parlamentares: Fernando Krelling (MDB) como 1º vice-presidente, Padre Pedro Baldissera (PT) 2º vice-presidente, Ana Campagnolo (PL) 1ª secretária, Marcos da Rosa (União) 2º secretário, Lucas Neves (Podemos) 3º secretário e Oscar Gutz (PL) 4º secretário.