Um velho ditado diz que política é como nuvem, você olha agora e está de um jeito, olha minutos depois, está de outra forma. Mas se nada mudar até a tarde deste sábado (1º), a nova Mesa Diretora terá o deputado Julio Garcia (PSD) como presidente; Fernando Kreling (MDB), como 1º vice-presidente; Padre Pedro Baldisera (PT), 2º vice; Ana Campagnollo (PL), 1ª secretária; Marcos da Rosa (União Brasil), 2º secretário; Paulinha (Podemos), 3ª secretária e Oscar Gutz (PL), 4º secretário. Uma composição eclética, com seis partidos, bem ao estilo do futuro presidente. A 3ª secretaria ainda pode sofrer alterações, com a deputada Paulinha cedendo espaço para o colega Lucas Neves, numa negociação interna do Podemos. Julio Garcia assumirá o comando do parlamento pela quarta vez, confirmando seu nome entre os maiores articuladores da história política de Santa Catarina.
Cenário
O primeiro desafio da nova gestão da Alesc será controlar a ansiedade de um ano pré-eleitoral. A disputa ao Governo do Estado foi antecipada, a partir do lançamento da pré-candidatura do prefeito de Chapecó, João Rodrigues (PSD) ao Centro Administrativo, cujo maior correligionário é exatamente Julio Garcia. Os movimentos durante o ano serão sensíveis.
Plenário
Outro movimento a ser observado durante o ano é o das bancadas. Como ficarão os aliados de João Rodrigues diante das pautas enviadas pelo governador Jorginho Mello (PL), natural candidato à reeleição. E como ficarão os partidos que estão no meio da disputa, tanto com espaço no governo, como ao lado de Rodrigues. A ver.
Brasília
O sábado será também de eleição na Câmara dos Deputados e Senad . Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), Marcos Pontes (PL-SP), Marcos do Val (Podemos-ES) e Eduardo Girão (Novo-CE) são os pré-candidatos ao Senado, que fará eleição pela manhã. Hugo Motta (Republicanos-PB), Pastor Henrique Vieira (Psol-RJ) e Marcel van Hattem (Novo-RS) devem disputar a Câmara à tarde.
Fecam
Com a presença de grande público, inclusive o governador Jorginho Mello e da vice, Marilisa Boehm; o prefeito de Florianópolis , Topázio Neto, foi eleito o novo presidente da Federação de Consórcios, Associações de Municípios e Municípios de SC (Fecam) para o mandato de dois anos (2025 a 2027). Topázio substitui Kleber Wan-Dall, ex-prefeito de Gaspar.