Um lagarto do continente africano foi encontrado em um contêiner vindo dos EUA, e que chegou a São Francisco do Sul, no Norte de Santa Catarina. O recipiente veio do Estados Unidos. As informações são do Grupo de Operações e Resgate (GOR), que foi chamado para capturar o réptil.
O animal foi resgatado e levado ao veterinário.
Até a manhã desta terça-feira (28), o GOR aguardava resposta de órgãos ambientais para definir o destino do réptil
O réptil é da espécie Agama aculeata, conhecida como lagarto agama. O contêiner onde ele foi encontrado veio do estado da Flórida; o animal estava em meio aos produtos.
Morte de mulher por Covid-19 em Jaraguá do Sul está sob investigação
O lagarto tem 18 centímetros. A espécie foi identificada pelo biólogo Carlos Alberto Rocha, do GOR. De acordo com o órgão, na Flórida, os lagartos agamas foram introduzidos de forma irregular após donos deixarem os animais de estimação escapar ou por soltura na natureza.
Enquanto aguarda o destino do animal, o GOR informou que o réptil ficaram em um ambiente sem risco de ser introduzido à fauna local; a soltura em habitat inapropriado pode trazer riscos, podendo levar à extinção algumas espécies, superpopulação de outras e o desequilíbrio na cadeia alimentar.
Normalmente, a espécie vive no continente africado, em países como Namíbia, África do Sul, Angola, entre outros, informou o GOR.
O lagarto pertence ao gênero Agama, que possui mais de 30 espécies de pequenos lagartos africanos, de cauda longa que se alimentam de insetos.
No caso do animal resgatado, ele geralmente vive em savanas, um bioma de região tropical com clima seco.