Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Alimentação das crianças nas férias escolares e na volta às aulas

Foto: divulgação

Por: Juliana Nardelli

28/01/2025 - 13:01 - Atualizada em: 28/01/2025 - 15:44

Seus filhos ainda estão de férias? Se já acabaram as opções de brincadeiras, passeios e ainda não incluiu momentos na cozinha, ainda dá tempo! Aliás, sempre é tempo de levar a família pra preparar os alimentos em equipe. A divisão de tarefas, a troca de informações, habilidades, e a opinião de todos no preparo de uma refeição traz enormes benefícios, não só à alimentação, como para outros aspectos da família.

Que tal preparar uma cesta para o piquenique do fim de semana? Que tal irem juntos à feira? Mesmo uma criança pequena pode ajudar, buscando ingredientes na dispensa, cortando uma banana com faca de mesa, descascando uma tangerina, lavando folhas verdes.

É muito importante aprender a cozinhar desde a infância. Mas, como é que se aprende? Incluindo a criança desde cedo nos afazeres da cozinha. O resultado virá: pessoas cheias de iniciativas, que não dependem de produtos ultraprocessados.

Um Estudo da Universidade de Auckland (Nova Zelândia) encontrou evidências de que adolescentes que sabem cozinhar são mais propensos a se alimentar de forma saudável quando adultos, ou seja, com mais refeições feitas em família, menos fast-food e mais vegetais no prato.

Se você já conseguiu aproximar seus filhos do preparo dos alimentos, é hora de pensarem juntos como serão os lanches escolares. Cada vez mais, nossos filhos têm atividades no contraturno, e comer fora de casa diariamente não costuma ser uma opção saudável. Seguem algumas sugestões para orientarem suas escolhas, sempre respeitando o gosto das crianças e adolescentes.

Lanches saudáveis para a escola devem incluir frutas, cereais integrais, proteínas e líquidos.

Frutas: Frutas frescas, como maçã, pera, banana, ameixa, pêssego, kiwi , uva, tomate cereja. Lembre de escolher às frutas da estação, que serão sempre mais saborosas.

Cereais integrais: Pão integral , Flocos de aveia, Torrada integral, granola.

Proteínas :Iogurte, Oleaginosas, como nozes, sementes, amêndoas, amendoim.

Líquidos: o melhor de todos sempre será a água, mas pode variar com água saborizada com hortelã , com limão, Suco natural, Água de coco, Chás…

Seguem Algumas ideias de lanches saudáveis para a escola:
* Mini sanduíches
* Bolo caseiro de banana
* Palitinhos de tapioca
* Wrap de pasta de frango com cenoura
* Bolinho de crepioca com queijo ou legumes
* Muffin caseiro de frango, queijo ou vegetais.
* Mini milho
* Pipoca caseira sem excesso de sal

Não é uma tarefa fácil manter a qualidade da alimentação dos filhos fora de casa. O desafio requer um pouco de planejamento, organização na compra de ingredientes e preparo. Mas, certamente, começar o ano com objetivos claros e com a família disposta a contribuir, tornará tudo mais leve. As frutas da semana, por exemplo, podem ser lavadas todas de uma vez e armazenadas bem secas na geladeira. Alguns recheios de sanduíches, como frango desfiado, podem durar 3 dias na geladeira…

Busque soluções na hora de preparar os lanches da semana. Os resultados virão, em forma de saúde, melhor nível de concentração nas aulas e bem-estar para todos!

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Juliana Nardelli

Participante do Masterchef 2021, influenciadora digital e ativista da gastronomia afetiva. Após uma marcante participação no Masterchef Brasil em 2021, a estilista de moda Juliana Nardelli encontrou na gastronomia uma nova paixão. Agora, como influencer digital, Juliana compartilha seu olhar detalhista em dicas e conteúdos exclusivos sobre gastronomia afetiva.