Um dos recantos mais paradisíacos de Florianópolis, a Ilha do Campeche tem sido chamada de “Caribe brasileiro” por suas águas cristalinas em tons de azul claro. O local é uma unidade de conservação ambiental e uma das melhores opções de lazer para aproveitar este verão de calorão intenso no litoral catarinense.
A ilha, localizada em frente a praia do Campeche, no litoral leste da Ilha de Santa Catarina (onde fica Florianópolis), é considerada patrimônio arqueológico, com preservação de inscrições rupestres de valor histórico.
![](https://wp.ocp.news/wp-content/uploads/2024/11/ILHA-DO-CAMPECHE.webp)
Ilha é cercada por vegetação nativa | Foto: Divulgação/PMF
O número de visitantes diários é limitado em 800 por dia. No início desta temporada, este limite foi desrespeitado, obrigando que a Guarda Municipal de Florianópolis reforçasse a fiscalização.
Desde o dia 11 passou a ser implantado um o sistema de autorização prévia, individual, obrigatória para visitação, e intransferível. O pedido deve ser solicitado antecipadamente no site da prefeitura, neste link.
![](https://wp.ocp.news/wp-content/uploads/2025/01/FISCALIZACAO-ILHA-DO-CAMPECHE-scaled.jpg)
A operação mobilizou fiscais e guardas municipais | Foto: Allan Carvalho/PMF
O ingresso não inclui o translado, que deve ser contratado separadamente. O transporte comercial para a ilha é feito exclusivamente por embarcações autorizadas e vistoriadas, com as 680 vagas diárias distribuídas entre quatro associações credenciadas.