Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Redes Sociais optam por não participar de debate promovido pela AGU – entenda

Foto: Metrojornal

Por: Pedro Leal

22/01/2025 - 18:01 - Atualizada em: 22/01/2025 - 18:15

As plataformas digitais convidadas para audiência pública sobre moderação nas redes pela Advocacia-Geral da União (AGU) optaram por não comparecer ao encontro nesta quarta-fiera (22) – as empresas Meta, X, Google e TikTok não mandaram representantes ao debate proposto pelo governo federal.

O advogado-Geral da União, Jorge Messias, anfitrião do evento, afirmou que “o governo vai continuar dialogando com todas as plataformas. As portas da AGU estarão sempre abertas”.

As informações são do portal Metrópoles.

A AGU convidou 45 pessoas, entre representantes de plataformas digitais, especialistas, agências de checagem de fatos, acadêmicos e organizações da sociedade civil, para o debate técnico sobre as novas políticas de moderação de conteúdo implementadas pelas plataformas digitais no Brasil.

A discussão ocorre após o anúncio do CEO da Meta, Mark Zuckerberg, que as redes sociais da empresa devem encerrar o seu programa de checagem de fatos para adotar as “notas de comunidade”.

O novo sistema é semelhante ao implementado pela rede social X, o antigo Twitter, de Elon Musk.

Embora tenha afirmado à AGU que, quando foi oficiada, que as políticas ainda não mudam no Brasil, a Meta não participa do diálogo nesta quarta.

“Nós reconhecemos a importância das plataformas. Nossa preocupação é proteger os empresários, consumidores, a sociedade em geral de crimes”, disse Jorge Messias, no evento.

“As plataformas são usadas por pessoas, de toda ordem, para a prática de crimes. Queremos criar um ambiente seguro. Nosso objetivo é fazer uma tomada de subsídio. Vamos organizar esses subsídios e repassar ao STF para ajudar na compreensão do fenômeno que está em curso”, completou o ministro-chefe da AGU.

 

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Pedro Leal

Analista de mercado e mestre em jornalismo (universidades de Swansea, País de Gales, e Aarhus, Dinamarca).