Formada no voleibol de Jaraguá do Sul, Luiza da Cruz está prestes a iniciar um novo desafio nos Estados Unidos. Desde 2023 no país, a jaraguaense de 20 anos jogará pela California State University, localizada em Bakersfield, na Califórnia, a partir desta temporada.
A mudança passa pela migração natural de quem concilia estudo e esporte por lá. A levantadora viveu os dois primeiros anos em Miami defendendo o Miami Dade College, maior Junior College dos EUA, onde iniciou na fisioterapia e se formará no curso em maio, além de ser vice-campeã nacional duas vezes da NJCAA, principal liga esportiva da categoria.
Nesse período, chegou a ser eleita Freshman of the Year (caloura do ano) e também nomeada para o First Team All-Conference e o All-Tournament Team, uma espécie de seleção das melhores jogadoras do campeonato.
Com a fase concluída, ela se transferiu para a California State University, na qual fará dois anos de bacharelado em fisioterapia e jogará pela universidade na NCAA Divisão 1, que possui um nível de voleibol mais alto em comparação à NJCAA em que estava anteriormente.
“O processo de transferência foi facilitado pelo fato de os três técnicos da universidade serem brasileiros. Uma das treinadoras me viu jogando em um torneio aqui nos Estados Unidos e demonstrou interesse. Assim que minha temporada final terminou, em novembro, entraram em contato e realizamos todas as reuniões necessárias para acertar minha ida”, contou.
“Estou extremamente ansiosa e feliz com essa nova oportunidade. Ouvi muitas coisas positivas sobre o lugar e estou determinada a contribuir ao máximo para o time. Estou atravessando o país para jogar e morar em um lugar novo, mas acredito que grandes mudanças trazem grandes oportunidades. Desde que me mudei para os Estados Unidos, vivi experiências incríveis que não trocaria por nada. Tenho certeza de que Bakersfield me proporcionará um crescimento tanto profissional quanto pessoal, assim como aconteceu em Miami Dade College”, completou.
Mesmo com o destaque nas primeiras temporadas nos Estados Unidos, Luiza prefere não projetar o futuro e diz já estar realizando sonhos no país.
“Realizar o sonho de jogar em uma Divisão 1 era um dos meus grandes objetivos e acredito que seja o sonho de todo atleta que compete nos Estados Unidos. Além disso, sempre desejei viver a experiência de morar na Califórnia, e agora estou prestes a realizar mais esse sonho”, destacou.
História em Jaraguá do Sul
O primeiro contato de Luiza da Cruz com o voleibol foi com apenas 5 anos de idade, no Colégio Evangélico Jaraguá. E aquilo que começou como uma brincadeira virou uma paixão e um estilo de vida.
Após sete temporadas com o time escolar, a levantadora passou a jogar pelas equipes de rendimento de Jaraguá do Sul e deu início a uma linda trajetória no município. Desde que entrou, ela não saiu mais até a categoria adulta, acumulando feitos com a camisa da cidade natal.
Foram aproximadamente 80 conquistas, algumas muito expressivas como Jogos da Juventude, Brasileiro de Seleções, Olesc, Joguinhos e Estaduais, além de ser eleita como Atleta Destaque do Estado em 2022.