A Cia Artística Avenida Lamparina, de Jaraguá do Sul, está de malas prontas e iça as velas do espetáculo “Baús do Tesouro” para rumar até a Argentina, mais especificamente na cidade de Puerto Madryn. Lá eles participam da quarta edição do Madryn Escena Teatral, um festival de teatro de rua.
Baús do Tesouro é um espetáculo que tem como proposta, a intervenção de teatro lambe-lambe no espaço urbano, em que três piratas mostram seus tesouros preciosos, escondidos em seus baús de tesouros (caixas de teatro lambe-lambe).
No interior dos baús são apresentados simultaneamente três espetáculos. Em cada baú, um segredo! Três piratas atrapalhados estão à procura do norte, onde deverá aportar em busca do maior de todos os tesouros. Mas, antes, vão mostrar suas histórias monstruosas, cavernosas e indeglutíveis a quem tiver coragem de espiar.
O festival Madryn Escena Teatral ocorre entre os dias 22 e 26 de janeiro, com apresentações gratuitas pelas ruas de Puerto Madryn. Por se tratar de teatro de rua, o festival não oferece cachê nem translado aos grupos.
“Éramos para ter participado ano passado. Chegamos a abrir uma vakinha online para tentar conseguir o dinheiro necessário, mas não obtivemos sucesso”, conta o diretor e ator Thiago Barba. A viagem este ano só foi possível graças à aprovação da mesma no Programa de Intercâmbio Cultural do Edital de Mobilidade Cultural do Ministério da Cultura.
Além do espetáculo Baús do Tesouro, a Avenida Lamparina levará outras três caixas de teatro lambe-lambe para Argentina, proporcionando uma mini mostra de teatro lambe-lambe dentro do festival argentino.