Por volta das 6h da manhã desta sexta-feira (17), algumas ruas dos bairros Fátima e Itaum registram pontos de alagamento, em Joinville. A situação ocorreu devido a combinação do acumulado de chuva que nas últimas 24 horas foi de 90 milímetros, com o pico de maré de 1,9 metro.
Segundo a Defesa Civil de Joinville, ruas como a Passo Fundo, Florianópolis e Beirute registraram pontos de alagamento. Como a chuva deu uma trégua e a maré baixou, antes das 8h da manhã a situação já estava normalizada. Não foram registradas ocorrências de alagamento em residências.
O alerta da Defesa Civil se mantém até a noite desta sexta-feira (17), com possibilidade de chuva volumosa ao longo do dia. Os picos de maré estão previstos para 14h e 18h com 1,5 metro.
O Plano de Contingência (Plancon) permanece em Amarelo, indicando que há risco de situações como alagamentos devido às chuvas volumosas e persistentes. A Defesa Civil pode ser acionada pelo número 199 e os Bombeiros Voluntários pelo número 193.
Devido ao acumulado de chuva das últimas horas, quem mora perto de encostas e morros deve redobrar a atenção para o risco de deslizamento de terra. Caso perceba inclinação de árvores e postes, rachaduras nas paredes ou muros e água barrenta descendo pelo morro, a orientação é deixar o local imediatamente e comunicar a Defesa Civil.
Em caso de alagamento, não se deve trafegar em locais com acumulado de água, nem passar em pontes ou pontilhões que podem ter a correnteza da água aumentada.
A Defesa Civil orienta que a população tenha o hábito de acompanhar as previsões de curto prazo. É possível receber os alertas gratuitos emitidos pela Defesa Civil estadual. Basta enviar o CEP da residência por mensagem de texto (SMS) para o número 40199.