Não paro de refletir em cada momento de minha vida. Sobre isso, aliás, vale lembrar Sócrates (470 a.C-399 a.C.), creditado como um dos fundadores da filosofia ocidental: “uma vida não examinada não vale a pena ser vivida”.
Pois bem, vamos lá !!!
Nasci e cresci (não muito, só até 1,64m … rsrsrs) morando em apartamentos, ainda “dos tempos” de prédios sem elevadores.
Agora, depois de quase 40 anos morando em uma casa, voltei a morar em um apartamento, no caso, no 5º andar de um prédio.
E daí, 𝕰𝖒𝖎́𝖑𝖎𝖔 ?!? Pois, então !!!
Levantando-me, diariamente, às 04h56 da matina, para estudos, leituras e acessos às mídias sociais, às 06h15, já estou tomando um banho de mar, depois “usufruindo” um chuveiro frio, na área coletiva do condomínio e, em seguida, subindo ao apartamento … sistematicamente pelas escadas, pois é uma atividade física show, a “academia mais acessível, barata e eficaz” que existe, onde cada degrau é um passo (investimento) para a saúde e o bem-estar, aumentando a capacidade cardiopulmonar e fortalecendo os músculos !!!
Assim, não tendo que esperar pelo elevador (que depende de outros, muitos deles “nem aí” para o próximo), o subir pelas escadas, com elevação da saúde, até pela minha idade (quase 72 anos), representa “solitudemente” um desafio, uma conquista e uma sensação de estar bem vivo.
E, como, desde 2016 escrevo (em colunas) e falo (em pod casts), sobre “Excelência no Trabalho” (e “na Vida”), fico permanentemente buscando “linkagens inspiracionais” em momentos vivenciais, até simples e insignificativos para muita gente.
E aí me veio à mente que “subir na vida” tem algo a ver com escadas e elevadores. Uhmmm …
Vamos lá !!!
Metaforicamente, subir uma escada é como, permanecendo-se numa mesma longitude e, enquanto o mundo gira, ascender-se a cada momento uma latitude superior.
A escolha de como “subir na vida” molda o curso do sucesso
Combinando conceitos geográficos com crescimento pessoal, esta comparação destaca a ascensão como um processo contínuo de melhoria, em que cada “degrau” representa um avanço, uma nova conquista e o “ascender latitudes” significa melhorar a cada momento, superar limites e expandir horizontes, pois, bem se sabe, o sucesso é uma “escada” que não pode ser subida com “as mãos nos bolsos”.
E o “girando o mundo” como o refletir sobre si mesmo quanto à necessidade de uma visão ampliada, via desenvolvimento pessoal contínuo, auto aperfeiçoamento, autoconfiança e determinação.
Esta metáfora elegante lembra, em contrapartida, que a elevação linear pelo elevador evita o esforço pessoal para levar alguém além das limitações próprias, também porque “o caminho mais curto entre dois pontos é uma reta, mas são as curvas que trazem mais desenvolvimento”.
Sim, as “curvas”, implicando a busca de soluções criativas e inovadoras, trazem desafios e aprendizados, enquanto que as retas simbolizam o caminho mais direto, mais óbvio e, em consequência, menos enriquecedor na absorção de experiência e sabedoria.
Em resumo, considerando a importância de desafios e oportunidades, a necessidade de desafios e aprendizados e a inarredável preponderância de criatividade, inovação, experiência, sabedoria, resiliência e adaptação, a escolha de como SUBIR NA VIDA, assim, como num prédio, via escadas (com resiliência) ou via elevador (por conforto), molda o curso do sucesso, isto é, não apenas prepara para os desafios do presente, mas, também, posiciona para o futuro.
Ah, um “extra fora da casinha”: há alguma metáfora acerca da existência, nos prédios, de duas portas hermeticamente fechadas para se acessar e se sair das escadas, bem como sobre a onipresença de espelhos nos elevadores ?!?
Pois … e agora ?
Livros 1/Insights, 2/Flashes e 3/Pitches, disponíveis na Grafipel/Jaraguá do Sul.
Em breve, o 4/Highlights
Também, com dedicatória personalizada, diretamente com o Autor
𝕰𝖒𝖎́𝖑𝖎𝖔 𝕯𝖆 𝕾𝖎𝖑𝖛𝖆 𝕹𝖊𝖙𝖔
PhD/Dr.Ing, Pós-Doc
www.consultoria3s.com
(Governança, Profissionalização e Sucessão Empresarial Familiar)
https://ocp.news/colunista/emilio-silva
(“Excelência no Dia a Dia”)
www.arcoirisespecialidades.com
47 9 9977 9595