No fim de 2023, Guilherme Gustavo Kanzler deixou a natação de Jaraguá do Sul rumo ao Flamengo. Passado pouco mais de um ano, é a vez de outro talento da cidade buscar o sucesso no Rio de Janeiro. Aos 15 anos, Rayssa Isabelle Piãotquewicz aceitou a proposta de 12 meses do tradicional clube carioca e já está na ‘cidade maravilhosa’ para defender a nova equipe.
Após oito anos de destaque e muitas conquistas com a AJINC/Urbano/Secel, a jovem nadadora recebeu aprovação e amparo dos pais para se transferir ao Rubro-Negro, um dos principais clubes da modalidade no Brasil.
Por lá, seguirá conciliando a rotina de estudos no período matutino com os treinos pela tarde, das 14h30 às 20h, que inclui academia, recovery, avaliações, monitoramento e a parte técnica na piscina.
“Pelo meu currículo, atrelado ao meu objetivo que é estar integrada a seleção brasileira em campeonatos internacionais e ser campeã nacional, aceitei o desafio de ir para um clube maior e trabalhar também com os mesmos objetivos dentro de uma piscina olímpica de 50 metros com toda a estrutura que o Flamengo oferece”, destacou.
Rayssa fez história em Jaraguá do Sul. Com a camisa da AJINC, ela faturou mais de 300 medalhas, cinco troféus de índice técnico e bateu inúmeros recordes Brasil afora. Entre as conquistas mais marcantes, estão seis Brasileiros nos 200m costas e quatro nos 100m costas, além dos pódios no Sul-Americano Juvenil e Mundial Escolar Sub-15 com a seleção brasileira.
- Dupla jaraguaense se destaca no Brasileiro Juvenil de Natação
- Nadadores jaraguaenses dão show e faturam medalhas no Sul-Americano Juvenil
- Nadadora jaraguaense fatura duas pratas no Mundial Escolar Sub-15
Atual quinta colocada no ranking brasileiro absoluto dos 200m costas, a jovem sonha alto e busca primeiro se afirmar internacionalmente para um dia representar o país em uma Olímpiada.
“Continuarei persistente, determinada, focada nesse novo desafio, pois buscarei reconhecimento pelo meu esforço a nível mundial. As dificuldades são como as montanhas, não podemos movê-las de lugar, mas podemos mudar o nosso curso, para que sejam transpostas. Até lá, persista e nunca desista. Rumo as Olimpíadas!”, afirmou.
História em Jaraguá do Sul
A paixão de Rayssa pela natação começou muito cedo, logo aos 4 anos de idade, quando seus pais a colocaram nas aulas de iniciação para aprender a nadar.
O amor pelo esporte só foi crescendo até que, quatro anos depois, ela participou de sua primeira competição, o Troféu Ernani Volpi Coitinho, que reúne alunos das escolas de Jaraguá do Sul.
Com grandes resultados, a menina foi convidada a fazer parte da equipe competitiva da AJINC. Desde então, passou por uma transformação técnica, aprimorou todos os estilos da natação, especialmente costas, e empilhou diversas conquistas a nível estadual, nacional e até internacional.
Além disso, foi a primeira menina a conquistar medalha em um Campeonato Brasileiro com 13 anos e a fazer parte de uma seleção brasileira, bem como bater recorde em Brasileiro.
“Me sinto orgulhosa e muito grata por ter tido a oportunidade de fazer história na AJINC, contribuindo com os resultados de um trabalho sério e comprometido. Jaraguá do Sul foi muito importante na minha caminhada. O apoio ao esporte, o acolhimento e a preocupação em sempre ter técnicos qualificados no quadro de profissionais foi o que contribuiu para que hoje eu pudesse dar um novo passo e buscar o reconhecimento pelos esforços até agora”, finalizou.