O prefeito de Guaíba-RS, Marcelo Maranata, chegou a Joinville na manhã desta quarta-feira (8), após um percurso de aproximadamente 700 km de bicicleta, para agradecer o apoio recebido dos joinvilenses em razão da chuva que assolou o território gaúcho no ano passado.
Ele e sua comitiva foram recebidos no Pórtico da rua XV de Novembro. Emocionado, Maranata foi à lágrimas ao abraçar o prefeito de Joinville, Adriano Silva.
“Após 700 km de estrada, com cada pedalada carregando uma memória de superação, chegamos a Joinville com o coração cheio de gratidão. A força de vocês, catarinenses, foi a luz que nos guiou nos dias mais difíceis. A enchente pode ter testado nossa coragem, mas o apoio de todos aqui nos deu a força para seguir em frente. Hoje, venho não só agradecer, mas reafirmar: vencemos juntos. A caminhada continua, mas a gratidão será eterna. Obrigado, Joinville. Obrigado, Santa Catarina. Juntos somos invencíveis!”, destacou o prefeito de Guaíba.
Do Pórtico, Maranata e o grupo de ciclistas foram escoltados pelos Agentes de Trânsito, Guarda Municipal e Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville até o hotel que hospedará a comitiva gaúcha, na rua 9 de Março, no Centro de Joinville.
Para a tarde, estava marcada uma reunião na Prefeitura de Joinville. Na ocasião, serão tratados os próximos passos para que seja formalizada a condição de irmandade das cidades, prevendo a colaboração mútua entre elas.
Ver essa foto no Instagram
Na sequência, na Onda Dura, que atuou como ponto de recolhimento de doações, será realizado um evento de agradecimento aos voluntários que ajudaram em todo o processo de arrecadação e destinação de donativos, além das equipes da Prefeitura de Joinville e do Corpo de Bombeiros que atuaram na recuperação da cidade gaúcha.
No período entre abril e maio de 2024, diversas cidades catarinenses, solidárias à tragédia do Estado vizinho, adotaram de forma simbólica municípios gaúchos para direcionar seus donativos e ações sociais. Foi neste contexto que Joinville adotou a cidade de Guaíba.
Guaíba fica na região metropolitana de Porto Alegre e foi uma das cidades mais atingidas pela chuva que assolou o Rio Grande do Sul em 2024. A cidade tem 98 mil habitantes e se destaca pela beleza natural, pela rica história e pela importância econômica.