Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

SC avança no atendimento hospitalar via SUS – Acontece SC

Foto: Divulgação/SES

Por: Ewaldo Willerding Neto

31/12/2024 - 08:12

O ano de 2024 encerra com importante avanço para Santa Catarina na área da Saúde. O governo do estado, através da secretaria da área, ampliou a possibilidade de atendimento da população com a integração de oito hospitais privados à rede de atendimento público. O estado conta agora com 199 unidades que compõem o Sistema Único de Saúde (SUS). Os hospitais Vida Spa, em Joinville; São Miguel, em Joaçaba; Casa Vitta Santé, em São Miguel do Oeste; Ana Schmitt e Baía Sul, em Florianópolis, passaram a oferecer atendimentos desde leitos de enfermarias até cirurgias eletivas. Do total, 130 estão sob gestão estadual (unidades próprias, contratualizadas e vinculadas à SES) e 68 sob gestão municipal. Uma boa notícia no sentido de agilizar os cuidados da população que mais precisa.

Mais leitos

Outra boa notícia em 2024 foi que SC abriu 254 novos leitos de UTI para atendimento via SUS, chegando a 1.411 leitos ativos. É o estado que mais incorporou leitos de UTI SUS no país. Foram 104 leitos abertos em 2024 e 150, em 2023. Os leitos estão distribuídos entre neonatais (61), pediátricos (73) e adultos (100), abrangendo todas as macrorregiões.

Regiões

Os leitos de UTI abertos foram destinados a hospitais de diversos municípios catarinenses: Araranguá e Sombrio, na macrorregião Sul; Blumenau, Brusque e Timbó, no Vale do Itajaí; Itajaí, na Foz do Rio Itajaí; Lages, na Serra; Mafra, no Norte e Nordeste; São José, na Grande Florianópolis; Caçador e Joaçaba, no Meio-Oeste; Chapecó e Concórdia, no Grande Oeste.

IPVA

Projeto de Lei do deputado Jessé Lopes (PL) que tramita na Alesc e deve ser analisado a partir da retomada dos trabalhos em fevereiro, prevê a criação do Programa de Regularização de Débitos de Veículos Automotores. A ideia é permitir que as pendências relacionadas ao IPVA, às taxas de licenciamento e multas possam ser quitadas por meio do PIX.

Trânsito

Foto: Divulgação/PMRv

Os motoristas que vão encarar as estradas em Santa Catarina nestes últimos dias de 2024 e primeiros dias de 2025 devem redobrar a atenção. Conforme previsto pelas autoridades de trânsito, o fluxo de veículos aumentou absurdamente e, por consequência, o de acidentes também. Só nas BRs, no Natal, foram 16 mortes em 157 acidentes. Todo cuidado é pouco.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Ewaldo Willerding Neto

Jornalista formado pela UFSC com 30 anos de atuação.