Em artigo publicado na última semana, o CEO da Forbes Brasil, Antonio Camarotti, afirmou que o Brasil “não aguenta mais dois anos de governo Lula”.
Para Camarotti, a economia do Brasil passa por uma “deterioração acelerada e preocupante”. “O derretimento do real é reflexo direto da perda de confiança dos investidores, da falta de clareza na condução econômica e do ambiente fiscal cada vez mais instável”, destacou.
Ele também ressalta que a taxa Selic, que já está em 12,25% ao ano, é outro indicador da piora econômica. Além disso, Camarotti pontua que a mais recente edição do Relatório Focus, divulgado pelo BC, aponta para uma expectativa de 4,89% para o IPCA de 2024 e de 4,60% para 2025.
Dessa forma, em ambos os cenários, as projeções estão acima do teto da meta, que é de 4,5%. “Isso corrói o poder de compra das famílias, principalmente das mais pobres”, resumiu Camarotti.
“Silêncio ensurdecedor”
Em seu artigo, o CEO da Forbes também diz que chama a atenção o “silêncio ensurdecedor” de entidades.
“Onde estão as associações empresariais, os sindicatos, e a sociedade organizada? Por que o Congresso e o Executivo continuam agindo de forma reativa, ao invés de adotar medidas estruturais e corajosas?”, questiona.
Por fim, Camarotti afirma que já não é mais tempo de discursos vazios e que mais dois anos no mesmo ritmo podem ser fatais para o Brasil.
“A pergunta que fica é: quando a sociedade romperá o silêncio e exigirá mudanças reais? O relógio está correndo, e o preço da omissão será pago por todos nós”, finalizou.