A Prefeitura de Jaraguá do Sul entregou, na última quarta-feira (19), dois Termos de Fomento que beneficiam alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae).
Um dos projetos contempla a construção de 13 salas de atendimento para crianças e adolescentes matriculados na entidade. O foco será no cuidado de alunos que tenham transtorno do desenvolvimento intelectual (DI) ou múltiplo (DM); transtorno do espectro autista (TEA) e atraso global do desenvolvimento (AGD) e de seus cuidadores.
- Explorando Balneário Camboriú: Destino para todas as idades
- Governo de SC e Celesc fecham acordo para implementar energia solar nas escolas
O valor a ser transferido via chancela com recursos Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA), é de R$ 1.824.720. A nova estrutura será construída na sede da entidade, no bairro Centenário.
O outro projeto tem por objetivo implantar a metodologia de psicomotricidade, que auxilia as crianças a desenvolverem suas capacidades psíquicas. O ensino engloba aspectos emocionais, cognitivos e motores. Serão beneficiadas as crianças de zero a seis anos com atraso global do desenvolvimento, ou de alto risco (baixo peso ao nascer, prematuridade, entre outros), com suspeita de deficiência intelectual, ou diagnosticadas com transtorno do espectro autista.
O alunos devem residir nos municípios de Jaraguá do Sul ou Corupá, e estar matriculados na unidade II da Apae, no bairro Tifa Martins. Serão 80 vagas que serão disponibilizadas e o valor do recurso a ser transferido do FMDCA é de R$ 208.811,80.
Os valores foram captados pela Apae diretamente com as empresas, por meio de renúncia fiscal.