Por Nelson Netto
CEO do Complexo Novale de Inovação
E 2024 está chegando ao seu fim. Quem acompanhou nossas colunas ao longo do ano teve a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre inovação e suas vertentes, além de entender que inovar é para todos, em todos os ramos de negócios.
Falamos sobre os horizontes da inovação, as variações do mercado e como elas influenciam os negócios. Trouxemos à tona assuntos como inteligência artificial, Bitcoins, economia circular, eficiência energética e muito mais.
Em 2024, o Centro de Inovação esteve bem agitado. Vimos nossas empresas incubadas se destacarem em seus mercados. Um exemplo é a Rato Roi, que foi contemplada com fomento em três editais focados em pesquisa e inovação. Entre as empresas âncoras, a PPI-Multitask se destacou com o lançamento de sua aplicação voltada para pequenas e médias indústrias entrarem no universo 4.0. Realizamos a graduação de três empresas que já alcançaram a maturidade para avançar no mercado de forma independente: Crino, Smart Process e Você Pede.
Promovemos diversos eventos de empreendedorismo e inovação. Recebemos a palestra do engenheiro da NASA, Gabe Gabrielle, sediamos a Conferência das Cidades. O programa de Desenvolvimento do Ecossistema de Inovação, realizado pelo Novale e subsidiado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação, trouxe uma diversidade de resultados, entre eles, realizamos o Workshop do Laboratório de Inovação Cidadã, junto com várias desconferências urbanas. Em novembro, oferecemos, em parceria com a Prefeitura de Jaraguá do Sul, ACIJS, CDL, SEBRAE, FIESC e SCAR, o maior evento de inovação de Jaraguá do Sul e região: o Novale Experience.
O evento apresentou os pilares, Circularidade, Sustentabilidade e Inovação, como resultado do programa de inovação aberta desenvolvido ao longo do ano de 2024, estes pilares irão conduzir as ações do Novale nos próximos anos. O evento contou com palestrantes nacionais, incluindo um engenheiro da Tesla, que compartilhou sua trajetória e destacou a importância de inovar sempre. Tivemos também a participação de secretários de desenvolvimento de Florianópolis, Porto Alegre e Jaraguá do Sul, que discutiram projetos de cidades inteligentes. Empresários de diversas áreas, como indústria e varejo, tornaram o evento ainda mais robusto e multidisciplinar.
Tudo isso culminou na inauguração da expansão do projeto Centro de Inovação, com a adição de um novo prédio que formou o Complexo Novale. Esse ambiente foi criado para promover e dar suporte ao empreendedorismo inovador, ajudando a criar e expandir negócios. Hoje, o complexo abriga 22 empresas nos programas de incubação e inovação aberta, além de mais 16 no espaço de trabalho colaborativo (coworking).
A divisão espacial atende a uma necessidade latente de um ambiente de prototipagem de produtos, indo além dos escritórios tradicionais, com espaços próprios para negócios voltados ao desenvolvimento de softwares e serviços.
A estrutura do Complexo Novale agora conta com dois espaços principais, cada um com objetivos e funções específicas: o Novale Hub tem como objetivos desenvolver startups, incentivar talentos empreendedores e digitais, promover a cultura da inovação, planejar os desafios do ecossistema e gerar impacto social e ambiental. Já o Novale Ind busca apoiar a indústria em seus processos de inovação, promover experimentação, prototipagem e testes, atrair investidores, incentivar talentos de alto valor agregado e fortalecer a cultura da inovação aberta.
Agradecemos a parceria ao longo deste ano e o tempo de cada um por nos acompanhar nesta história que está só começando. Nos vemos nas próximas publicações!
Patrocínio: