Pesquisadores russos estão prestes a desenvolver vacinas para combater o câncer, as quais em breve poderão ser disponibilizadas para os pacientes. A declaração foi dada pelo presidente russo Vladimir Putin, em cadeia nacional de televisão. Não foi especificado quais tipos de câncer as vacinas propostas teriam como alvo, nem como.
Putin limitou-se a dizer que a criação das chamadas vacinas contra o câncer e de medicamentos imunomoduladores de última geração estão muito próximas de serem disponibilizadas.
O presidente russo expressou sua esperança de que esses avanços em breve se tornem métodos eficazes de terapia individual, ao falar durante um fórum sobre tecnologias futuras em Moscou.
Diversas nações e entidades estão dedicadas à pesquisa e ao desenvolvimento de vacinas contra o câncer. Em 2023, o governo do Reino Unido estabeleceu uma parceria com a empresa alemã BioNTech para iniciar ensaios clínicos focados em “tratamentos personalizados contra o câncer”, com o objetivo de beneficiar 10.000 pacientes até 2030.
As corporações farmacêuticas Moderna e MSD estão, neste momento, engajadas na criação de uma vacina experimental contra o câncer, a qual, conforme indicado por um estudo em estágio intermediário, evidenciou uma redução significativa, pela metade, nas probabilidades de recorrência ou óbito por melanoma – a forma mais letal de câncer de pele – após um período de três anos de tratamento.