O prefeito, vice-prefeito e os vereadores eleitos de Jaraguá do Sul foram diplomados na noite desta terça-feira (17) na Câmara Municipal de Jaraguá do Sul. A diplomação é o ato formal e solene realizado pela Justiça Eleitoral para atestar que um candidato foi eleito de forma legítima em um processo eleitoral e está apto a assumir o cargo para o qual foi escolhido. O evento também marca o fim do processo eleitoral e o fim da responsabilidade da Justiça Eleitoral sobre o pleito, transferindo o controle para o Legislativo e o Executivo.
Os diplomados no evento foram:
- Prefeito Jair Franzner (MDB), reeleito com 53.644 votos (58,14% dos votos válidos), e o seu vice-prefeito João da Metalnox (PSDB);
- Rodrigo Livramento (Novo) – 6.079 votos (reeleito para o 2ª mandato);
- Luís Fernando Almeida (MDB) – 4.717 votos (reeleito para o 2ª mandato);
- Jonathan Reinke (União Brasil) – 4.140 votos (reeleito para o 2ª mandato);
- Delegado Mioto (União Brasil) – 3.784 votos (eleito pela 1ª vez);
- Professora Natália (MDB) – 3.693 votos (eleita pela 4ª vez);
- Osmair Gadotti (MDB) – 3.336 votos (reeleito para o 2ª mandato);
- Jair Pedri (PSD) – 3.059 votos (eleito pela 3ª vez);
- Sirley Schappo (Novo) – 2.295 votos (reeleita para o 2ª mandato);
- Professor Fernando Alflen (PL) – 2.144 votos (eleito pela 1ª vez);
- Charles Salvador (PSDB) – 2.114 votos (eleito pela 1ª vez);
- Israel Cani (PL) – 2.082 votos (eleito pela 1ª vez);
Também estiveram presentes o juiz da 17a Zona Eleitoral, Samuel Andreis, o promotor de Justiça, Guilherme Luís Morelli, e a também juíza eleitoral, Graziela Alquini.
Câmara rejeita mudanças do Senado e aprova reforma tributária
Rodrigo Livramento, como o vereador mais votado, discursou na tribuna da Câmara. Ele ressaltou que a diplomação é o momento para que os eleitos assumam a responsabilidade de representar bem a população jaraguaense. Enfatizou também que os escolhidos pelo povo precisam se entender como partícipes desse cenário, entendendo que a política deve ser vista como o local de solução para uma sociedade melhor.
“É com muita felicidade que eu conclamo a todos, não apenas os eleitos, mas também o povo de Jaraguá do Sul de participar da política. Porque não participar da política não vai produzir resultados diferentes. Vamos abraçar a situação e vamos mudar a situação”, frisou.
O prefeito Jair Franzner também se pronunciou e afirmou que o evento foi um momento especial em que ele, com gratidão e senso de responsabilidade, recebe o diploma de mandatário reeleito. Ele salientou que seu compromisso com o desenvolvimento da cidade será firme e com planejamento.
“Contamos com o apoio de todos nessa caminhada, pois sei que juntos, com trabalho, respeito e muita dedicação podemos fazer a nossa cidade um lugar ainda melhor para se viver”, destacou.
Ao encerrar a cerimônia, o juiz Samuel Andreis agradeceu a todas as instituições que contribuíram para que as eleições ocorressem de forma segura e transparente. Enfatizou a atuação da justiça eleitoral e o trabalho impecável dos seus servidores.
“Vamos passar uma régua e dizer que o processo democrático ocorreu como deveria. Obrigado a todos”, finalizou.
Durante a cerimônia, os eleitos receberam o diploma, que é a comprovação oficial de sua eleição. A posse para o cargo será realizada no dia 1° de janeiro de 2025, numa solenidade às 17h no Grande Teatro da Scar. A sessão de posse também terá transmissão da TV Câmara Jaraguá do Sul.