O Sebrae Jaraguá do Sul apresentou no último dia 11 a “Rota da Contemplação”, o mais novo projeto turístico da região do Vale dos Encantos. Desenvolvida com recursos do Sebrae/SC e apoio do Vale dos Encantos Convention & Visitors Bureau, a rota abrange os municípios de Barra Velha, Corupá, Guaramirim, Massaranduba, São João do Itaperiú, Schroeder e Jaraguá do Sul.
A intenção da iniciativa é estimular o desenvolvimento econômico regional, atrair turistas e oferecer novas opções de lazer aos visitantes e moradores locais, promovendo negócios que valorizam as características naturais e culturais da região. O evento de lançamento, realizado na sede da unidade, reuniu representantes do setor turístico e empresários que integram o projeto para promover todos os detalhes da proposta.
De acordo com os idealizadores, a rota surge como uma resposta às mudanças no comportamento do público, cada vez mais interessado em destinos que proporcionem experiências únicas e autênticas. A novidade aposta em tendências contemporâneas em alta no mercado, como o turismo silencioso, para quem busca refúgios naturais e tranquilos, e o chamado “bleisure”, modalidade que combina turismo de negócios e lazer. A partir de estudos do perfil de clientes potenciais, a estratégia da oferta se propõe a conectar os visitantes à essência do silêncio e às riquezas naturais e culturais do Vale dos Encantos.
“Nossa região recebe muitas pessoas a trabalho. Mas o que elas fazem no tempo livre? Querem desacelerar, contemplar a natureza e viver experiências que a rotina dos grandes centros não permite”, destacou a analista de Negócios do Sebrae Jaraguá do Sul, Zenilde Balsanelli.
Jaraguá do Sul consolida perfil empreendedor e gerador de emprego em 2024
A Rota de Contemplação quer atrair especialmente quem busca algo além do lazer convencional: uma pausa verdadeira na rotina, a oportunidade de refletir e vivenciar a simplicidade. Seja para quem vem de longe ou mesmo para quem já é familiarizado com a região, a experiência promete ser uma oportunidade de reconexão, com a natureza, com a cultura ou consigo mesmo. Toda a experiência do roteiro propõe desaceleração, conexão com o presente e atenção plena, incentivando os visitantes a escolherem suas atividades de acordo com suas preferências. “A rota é como um cardápio, para o público escolher o que ele quer fazer. Mais do que apenas visitar, oferece a oportunidade de realmente viver cada momento”, completa Zenilde.
Junto da distribuição de um guia impresso com orientações sobre os atrativos disponíveis, a rota também contará com uma estratégia autêntica de marketing e divulgação, servindo-se de ações digitais, campanhas com influenciadores, ampla participação em feiras do setor e presença de campanhas promocionais para identificação dos estabelecimentos envolvidos. Além disso, materiais de merchandising — como canetas, canecas e camisetas — estarão disponíveis para reforçar a identidade do projeto. A ideia é criar uma experiência imersiva e emocional para o público, mostrando que a Rota da Contemplação não é apenas um destino físico, mas também um “estado de espírito”.