As 150 pessoas, entre passageiros e tripulantes, do Catamarã que faz passeios turísticos em Florianópolis passaram por momentos de apreensão no último sábado (7), quando a embarcação enfrentou problemas técnicos, nas proximidades da Ilha de Ratones Pequeno, na Baía Norte. Uma guarnição do Grupamento de Busca e Salvamento (GBS) foi acionada para fazer o socorro e rebocar o equipamento até o trapiche da Beira-Mar Norte. Não houve feridos.
O problema técnico incluiu a perda do motor de boreste e falha no leme, deixando-a sem capacidade de manobra. O Resgate 05 do GBS atuou como sistema auxiliar de propulsão e direcionamento. A operação consistiu em manobras precisas, alternando entre empurrar e puxar a proa da embarcação para corrigir o rumo, garantindo a condução segura até o trapiche da Beira-Mar Norte.
Ao chegar ao destino, a guarnição executou as manobras necessárias para atracagem do catamarã no trapiche e acompanhou o desembarque seguro de todas as pessoas a bordo. A operação foi concluída com sucesso e sem intercorrências, reafirmando o compromisso do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina com a proteção da vida e a segurança no mar.