Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

SC inaugura a primeira adega subaquática do Brasil

Adega subaquática está instalada em Bombinhas | Foto: Divulgação/Underwater Cellar Bombinhas

Por: OCP News Florianópolis

06/12/2024 - 13:12

Bombinhas agora abriga a primeira adega de maturação de vinhos no fundo do mar do Brasil. A Underwater Cellar Bombinhas foi inaugurada em uma solenidade exclusiva, reunindo autoridades, empresários e convidados. O evento marca um novo capítulo para o turismo enológico e científico do estado.

Os fundadores do projeto, Renieri Balestro e Eduardo Lazzarin, iniciaram o lançamento apresentando os detalhes sobre a iniciativa pioneira. A deputada estadual Paulinha e o prefeito Paulinho, padrinhos do projeto, falaram na sequência, assim como o governador Jorginho Mello e o presidente da Associação Vinhos de Altitude de Santa Catarina, Diego Censi.

Como funciona a maturação subaquática

A técnica de maturação subaquática é rara e utilizada em poucos países como França, Espanha e Itália. Consiste no armazenamento de garrafas de vinho entre 10 e 15 metros de profundidade no oceano, onde o ambiente proporciona condições únicas como temperatura constante, ausência de luz e o movimento das ondas. Esses fatores aceleram o processo de envelhecimento e conferem características diferenciadas ao vinho.

A estrutura é monitorada 24 horas por dia e as garrafas são retiradas periodicamente para análise química e sensorial, com apoio técnico da Epagri e de pesquisadores. Além disso, a base da adega atua como recife artificial, contribuindo para a recuperação de áreas marinhas degradadas.

O projeto levou cerca de quatro anos até ser lançado por conta da necessidade de licenças, como da Marinha, e de testes científicos. O evento envolveu vinícolas da Serra Catarinense e produtores gaúchos, promovendo uma conexão entre o litoral e o enoturismo serrano, com foco na ciência, sustentabilidade e no fortalecimento da economia regional.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp