O aeroporto de Congonhas registrou um acidente inusitado esta semana. Dois aviões da Latam se chocaram em solo, provocando danos materiais, mas sem deixar vítimas. As aeronaves estavam fazendo taxiamento, termo usado para designar o deslocamento para estacionar, pousar ou decolar, quando acionteceu o acidente.
Uma aeronave estava parada na posição dos acessos para embarque e desembarque, enquanto a outra passou por trás. A asa da que estava em deslocamento colidiu com a traseira do outro avião,.
Entre os passageiros a bordo estavam o deputado federal Paulinho da Força (SD) e o ministro da CGU, Vinícius Carvalho.
Paulinho da Força (SD) postou o momento em que o comandante avisou à cabine sobre a colisão. “Infelizmente, durante o nosso táxi, a princípio houve uma colisão com uma outra aeronave que estava iniciando o pushback para a partida. Informo que, devido a nossa segurança, vamos ter que retornar à posição para o check dessa aeronave. Agradeço a colaboração de todos”.
Ver essa foto no Instagram
Em nota, a Latam informou que nem tripulantes, nem passageiros ficaram expostos a riscos ou ficaram feridos, desembarcando “normalmente e em total segurança”. A companhia afirmou que as aeronaves que se chocaram foram encaminhadas a inspeções e que os clientes a bordo de seu voo foram acomodados em outros.
“A Latam colabora com as investigações do Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) para o esclarecimento do evento”, escreveu.
“Latam lamenta os transtornos e ressalta que adota todas as medidas técnicas e operacionais para garantir uma viagem segura para todos”, acrescentou.