Três vezes vice-campeã espanhola de mountain bike enduro, Ares Masip utilizou as redes sociais para denunciar um abuso sexual sofrido durante a etapa Copa do Mundo de MTB de Leogang, na Áustria, em junho de 2023.
A ciclista de 29 anos revelou ter sido violentada por outro ciclista no paddock da competição e decidiu se manifestar publicamente após saber que o agressor havia tentado fazer o mesmo com outra atleta.
“Olá, sou Ares Masip, sou ciclista de montanha e em 2023 fui abusada sexualmente no paddock da Copa do Mundo de Leogang por um corredor. A prova foi muito longa e eu estava dormindo há algumas horas na minha van. Ele apareceu no meio da madrugada e tentou me forçar a ter relações sexuais. Recusei desde o primeiro momento, pedi que parasse, tentei afastá-lo. Ele cobriu minha boca e repetiu que iria me estuprar”, contou.
“Eu só estava pedindo para ele parar, que eu não queria aquilo. Eu queria gritar, empurrar ele para longe e correr. Ele tampou minha boca, segurou meus braços e disse que iria me estuprar enquanto tirava a minha roupa”, completou.
“Tentei e fingir que não tinha acontecido nada, mas depois de alguns meses nos encontramos nas pistas. Pouco a pouco tomei consciência da gravidade dos fatos e decidi denunciá-lo. Judicialmente não sei o que vai acontecer, mas queria tornar isso público porque infelizmente acontece com mais frequência do que pensamos”, finalizou.
Ares denunciou seu agressor à Federação Catalã de Ciclismo e ao Ministério do Esporte de Andorra, onde reside e atua. Ela também levou a situação para a Federação Internacional de Ciclismo para, pelo menos tentar, que não competisse nas mesmas competições que seu agressor.
Ver essa foto no Instagram