Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Museu de Florianópolis recebe exposição de mapas históricos; confira as imagens

Museu de Florianópolos está no Centro da Capital | Foto Divulgação/Sesc-SC

Por: OCP News Florianópolis

28/11/2024 - 11:11 - Atualizada em: 28/11/2024 - 11:30

Moradores e turistas da Capital poderão explorar a partir desta quinta-feira (28) a história da cartografia e o desenvolvimento da cidade da Ilha de Santa Catarina com a nova exposição do Museu de Florianópolis: “Uma jornada cartográfica: passado e presente pelos mapas de Florianópolis”. O público terá acesso a uma seleção de documentos cartográficos desde o século XVI e objetos utilizados na elaboração de mapas por geógrafos e astrônomos, além de jogos e atividades práticas. Esta exposição é resultado da parceria entre a Secretaria Municipal de Planejamento e Inteligência Urbana e o Museu de Florianópolis Sesc.

Para o Secretário de Planejamento e Inteligência Urbana, Michel Mittmann, a iniciativa aproxima a comunidade da história da cidade. “Cada mapa simboliza uma época diferente da Capital, com contexto e propósito específico”, completa. A exposição temporária fica até o dia 08/09/2025, com ingressos inteiros de R$ 10 e meia entrada por R$ 5.

Confira alguns mapas

Mapa do século XIX – Planta Topographica da Cidade do Desterro | Imagem: Divulgação/PMF

 

Mapa do século XVI – “Wie unser etlicke mit dem bott fuhren den bauingen zubestchtigen” do Hans Staden | Imagem: Divulgação/PMF

 

Mapa do século XVIII – Carte de I’isle de St. Catherine situe a la coste du Bresil, de Jacques Nicolas Bellin | Imagem: Divulgação/PMF

Visitação

  • Segunda a sexta, das 9h às 19h.
  • Fim de semana e feriado, das 10h às 16h.
  • Fechado às terças-feiras.
  • Sobre os mapas históricos

As cartografias selecionadas para a exposição temporária são datadas dos séculos XVI, XVII, XVIII, XIX e XX. O catálogo virtual é atualizado de maneira contínua no Portal da Rede de Planejamento, através de buscas em arquivos digitais disponibilizados por instituições de conservação brasileiras e estrangeiras.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp