A pista de patinação do Natal de Joinville é uma atração gratuita e bastante disputada. No primeiro dia de funcionamento, o clima foi de muita animação e entusiasmo entre as pessoas que aguardavam para patinar no gelo.
Caio Henrique Coutinho, de 10 anos, foi o primeiro a entrar na pista e patinar. Ele aproveitou enquanto os outros participantes colocavam os equipamentos de segurança e patinou sozinho por alguns instantes. A alegria estava estampada no rosto do estudante, que tem autismo.
“Foi muito legal, tive um tempinho ali sem ninguém na pista e pude aproveitar. Eu fiquei muito feliz, eu gosto muito do Natal de Joinville e espero que ele seja assim todos os anos”, diz o estudante.
Quem chegou para inaugurar a pista esse ano também foi Giovanna, de 9 anos. Ela estava ansiosa pra entrar na pista.
“É uma coisa nova pra mim porque é a primeira vez que estou patinando e está sendo muito divertido. Achei maravilhoso, uma ótima ideia deles”, afirma Giovanna Maria Silva.
A pista de patinação é uma atração que encanta crianças e adultos também.
“A gente volta realmente a ser criança de novo. Dá uma sensação de liberdade. É a segunda vez que venho, ano passado também vim, mas antes nunca tinha tido essa oportunidade antes. O Natal de Joinville é muito bom, tem muito entretenimento e diversão. Eu mandei um vídeo daqui para a minha família lá de Minas Gerais e eles gostaram”, conta o técnico em enfermagem, Vinícius Rafael Lima.
A experiência de patinar no gelo traz esses momentos de diversão em família e com amigos. A pedagoga Sabrina disse ter sido uma emoção inaugurar a pista este ano. Ela estava junto com a filha e a comadre.
“É uma experiência para curtir com a família e trazer as crianças. Até porque neve não é uma característica de Joinville. É o sonho das crianças patinar na neve em virtude do Natal. Aqui eles conseguem vivenciar esse momento mágico. Que bom que eles trazem essa atração pra cá de forma gratuita para que todos tenham acesso e possam vivenciar. Aqui, estando na cidade, não tem porquê não vir”, avalia a pedagoga Sabrina de Oliveira.
Com 200 metros quadrados, a pista tem capacidade para receber até 30 pessoas simultaneamente e o tempo de patinação é de meia hora. A pista está montada no Ginásio Abel Schulz (rua Rio Branco, 54, Centro) e funciona de terça-feira a domingo, das 17h às 23h, com intervalo para manutenção entre 19h30 e 20h.
Para essa semana, o agendamento está completo, mas na segunda-feira (01/12), às 12h, a agenda volta a abrir. Para patinar, é preciso agendar pelo aplicativo Joinville Fácil.
Regras de segurança para utilização da pista de patinação
Para a segurança dos usuários, algumas dicas são fundamentais: Comece a patinar segurando no corrimão; esteja atento aos outros patinadores; siga as orientações do instrutor de pista; em caso de queda, levante as mãos; evite velocidade alta ou patinar de costas; não ande de mãos dadas; dê preferência a crianças, idosos e pessoas com deficiência.
Confira outras regras:
Por segurança, o uso de celular na pista é proibido. Fotos e vídeos devem ser feitos das arquibancadas. Não é permitido ficar pendurado nas grades ao redor da pista para evitar riscos.
Somente patinadores têm acesso à pista. Responsáveis devem assinar o Termo de Responsabilidade e, caso não patinem, aguardar nas arquibancadas.
Todos os patinadores devem usar capacete, luvas, joelheiras e cotoveleiras, sem exceções. Esses equipamentos são fornecidos no local.
É recomendado o uso de calças compridas e meias para melhor proteção durante a atividade.
A área de troca é reservada apenas para patinadores. Deve-se respeitar esse espaço para manter a organização.
Todos os participantes devem assinar o Termo de Responsabilidade. Para menores de idade, a assinatura é responsabilidade do responsável. A omissão da idade não será de responsabilidade do evento.
A idade mínima para patinar é de 5 anos. Crianças menores de 5 anos podem utilizar o BabyCar por até 10 minutos, desde que acompanhadas pelos pais, que devem usar calçados fechados.
A patinação não é permitida para mulheres grávidas e pessoas com condições médicas que impeçam a atividade.
Pessoas com deficiência, menores de idade e idosos podem patinar com um responsável, caso desejem. Os acompanhantes devem usar calçado adequado e fechado para garantir estabilidade.
Não é permitido entrar com alimentos ou patinar após consumir bebidas alcoólicas.
Não há monitores individuais, os monitores da pista são responsáveis pela orientação geral.