O prefeito Jair Franzner e o presidente da Câmara de Vereadores, Osmair Gadotti, ambos do MDB, participam na segunda-feira (2), do último Encontro Empresarial da Acijs deste ano. Durante o evento, que ocorre no Cejas, serão apresentadas as ações do Executivo e do Legislativo de Jaraguá do Sul, quando também as duas lideranças falam das expectativas para o próximo ano e para o começo de um novo período de gestão (2025/2028).
A apresentação do prefeito Jair Franzner e Osmair Gadotti será mediada pela presidente da Acijs, Caroline Obenaus Cani. Após as falas, haverá ainda um ato ecumênico de agradecimento pelo ano que se encerra.
Interessados em participar da plenária da Acijs podem se inscrever no site da entidade. O evento ocorre a partir de 18h30, no Centro Empresarial. Mantendo a prática de colaborar com entidades sociais do município, os participantes podem doar um quilo de alimento não perecível, entregue na recepção do Salão Nobre do Cejas.
Rodrigo Livramento representa Jaraguá em evento nacional do Novo
O vereador Rodrigo Livramento (Novo) marcou presença, na última semana, no evento de lideranças organizado pelo Partido Novo em São Paulo. Voltado para os candidatos eleitos pela sigla, o encontro reuniu parlamentares e especialistas do partido.
Durante o evento, Livramento foi anunciado como um dos professores do novo curso de capacitação do Novo para eleitos. A iniciativa busca compartilhar conhecimentos e experiências para aprimorar a atuação dos quadros do partido. Outro destaque foi a palestra de Livramento de boas práticas na política para vereadores eleitos. Além disso, o vereador auxilia como monitor 10 candidatos eleitos do Novo, para garantir uma transição de mandato eficiente para esses políticos.
Medicamentos
A Assembleia Legislativa de SC (Alesc) aprovou o Projeto de Lei que prevê o fornecimento gratuito de medicamentos à base de canabidiol (CBD) pelo governo do Estado para pacientes do SUS. A iniciativa, de autoria da deputada Paulinha (Podemos), vinha sendo discutida desde 2021 e agora segue para sanção do governador Jorginho Melo.
A proposta também foi consolidada em um substitutivo global apresentado pelo deputado Dr. Vicente Caropreso (PSDB). O novo texto elimina a restrição de doenças específicas para o tratamento com medicamentos à base de cannabis, deixando a prescrição a critério médico. Outra inovação do projeto permite que o governo adquira os medicamentos de cooperativas de produção autorizadas, além de fixar normas de fiscalização para o fornecimento.
Cibersegurança
A Comissão de Comunicação e Direito Digital aprovou na quarta-feira (27), a criação da Frente Parlamentar de Apoio à Cibersegurança e à Defesa Cibernética. Por se tratar de um projeto de resolução, agora segue para a Comissão Diretora, formada pelos senadores que compõem a Mesa do Senado. Depois, será votado no Plenário. A medida foi proposta pelo senador Esperidião Amin (PP), que é presidente da Subcomissão Permanente de Defesa Cibernética da Comissão de Relações Exteriores. A Frente poderá ser integrada por senadores e por deputados federais. Entre as atividades previstas estão o estímulo a parcerias entre o poder público e a indústria de cibersegurança e a promoção de debate sobre a criação de uma agência reguladora nacional responsável pela defesa cibernética da infraestrutura nacional. O Brasil é o segundo país mais atacado no mundo, com uma média de 700 milhões crimes dessa natureza por ano.