O prefeito eleito, Adriano Zimmermann e o vice-prefeito eleito, Dênis Lunelli, ambos do Partido Liberal (PL), anunciam o terceiro nome que integrará a equipe a partir de janeiro. Trata-se do geólogo Normando Zitta que assumirá a Secretaria de Planejamento e Urbanismo. Assim como os demais membros já apresentados, Normando iniciou o processo de transição e trará uma vasta experiência para a gestão municipal.
Para Adriano Zimmermann a experiência de Normando é um grande diferencial. “Teremos uma visão técnica e estratégica que será fundamental para os avanços que queremos para Guaramirim. A vivência do Normando em grandes projetos e a sua capacidade de unir planejamento urbano a áreas como meio ambiente e saneamento básico demonstram o alinhamento com os objetivos da nossa administração”, afirma.
Além disso, o novo secretário terá como missão, planejar Guaramirim de forma inteligente, desburocratizando processos como abertura de empresas, alvarás de construção e regularização fundiária. Ele planeja organizar a estrutura interna da pasta, valorizando servidores, revisando e simplificando leis municipais para aumentar a eficiência do sistema público.
“Tenho que cumprir a determinação do prefeito Adriano e do vice Dênis, para efetuar uma ação imediata, de integração do planejamento urbano com as questões de saneamento básico (água, esgoto, coleta de lixo, coleta seletiva), Meio Ambiente, Defesa Civil e bem estar animal; onde estas deverão ser implantadas pela nossa gestão, fazendo de Guaramirim, a melhor cidade para se investir e se viver”, pontua Normando.
Ele ainda complementa que todo o trabalho será baseado em dados e informações técnicas, levando, assim, o processo de desenvolvimento da cidade para o rumo que Guaramirim merece, fazendo parte do cenário estadual e federal.
Currículo
Normando Zitta tem 50 anos e é geólogo, formado em 1997 pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Acumulou uma sólida carreira em projetos e obras de infraestrutura pelo país. Atuou na execução de dutos terrestres pela Petrobras e em grandes obras viárias, como duplicação de BRs, estradas públicas e concessões. Em 2008, chegou à região para colaborar com a Defesa Civil e Meio Ambiente pela Associação dos Municípios do Vale do Itapocu (Amvali).
Entre 2013 e 2017, trabalhou como consultor técnico em grandes empresas de infraestrutura no exterior. Durante sua gestão como Presidente da Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama), entre 2017 e 2020, Normando deixou importantes contribuições, como a ampliação da coleta seletiva com reforço do saco verde, a implantação do Ponto de Entrega Voluntária (PEV) e a execução dos Parques da Via Verde e da Inovação em Jaraguá do Sul. Desde 2020, lidera a diretoria executiva do Aeroporto de Guaramirim (Aeropark Vale Europeu), onde conduziu a regularização e melhorias da estrutura.