Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Ilha do Silício: como Florianópolis se tornou um polo tecnológico

Foto: Arquivo/OCP News

Por: Pedro Leal

26/11/2024 - 14:11 - Atualizada em: 26/11/2024 - 14:20

A capital catarinense tem se destacado pelo ambiente favorável para as startups – segundo um relatório da fDi Intelligence divulgado em outubro, Florianópolis é a líder do ranking de cidades com o maior número de novas startups financiadas por Venture Capital desde 2022.

A cidade, que em setembro recebeu o título de Capital Nacional das Startups, abriga mais de 676 empresas do tipo, o que representa 42% dos estabelecimentos do Estado.

Na avaliação do secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcelo Fett, o crescimento deve-se a inúmeros fatores, em especial ao ambiente de negócios favorável; à infraestrutura urbana e de conectividade da cidade; às ações para a retenção de talentos e ao maior acesso ao capital local.

“A capital catarinense tem características naturais, urbanísticas e de conexão dos atores do ecossistema de inovação que a diferenciam de outras cidades na América Latina e fazem com que o número de startups na cidade venha aumentando muito nos últimos anos. Além disso, em Santa Catarina, a partir de 2023, com a criação da secretaria estadual, os empreendedores inovadores contam ainda mais com o apoio do Governo do Estado”, afirma Fett.

O setor de tecnologia responde por 7,5% do PIB do estado; contando as Startups, a capital catarinense abriga 6.099 empresas de tecnologia, que empregam 38,4 mil colaboradores e arrecadam R$ 98,7 milhões em ISS.

Este cenário, segundo Fett, é apoiado por uma economia diversificada, com produtos e serviços de alto valor agregado e os bons índices de desenvolvimento humano do Estado.

O governo do estado tem atuado diretamente no fomento do setor. As oportunidades de negócio diante do atual cenário macroeconômico e o papel do Governo do Estado no desenvolvimento deste ecossistema marcaram a participação da Secretaria de Estado da Fazenda no Invisto Network, em Outubro; A programação reuniu cerca de 70 investidores e empreendedores do Sul do país no Passeio Sapiens.

Um dos painelistas da abertura, o secretário Cleverson Siewert (Fazenda) falou dos indicadores que fazem de Santa Catarina um estado protagonista, destacou a diversidade econômica, as oportunidades e os desafios que envolvem o crescimento dos negócios e da economia.

Entre os recados aos investidores e startups, Cleverson Siewert reforçou que o desenvolvimento tecnológico é uma das prioridades do governador Jorginho Mello, que ao assumir o Governo do Estado criou a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação para dialogar e pensar em políticas públicas voltadas ao ecossistema.

 

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Pedro Leal

Analista de mercado e mestre em jornalismo (universidades de Swansea, País de Gales, e Aarhus, Dinamarca).