Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Lugar de mulher é (também) à frente dos negócios

Foto: Sebrae-SC/Divulgacao

Por: Debora Volpi

23/11/2024 - 06:11

 

Florianópolis recebeu, nos dias 21 e 22 de novembro, a segunda edição do Delas Summit, o maior evento de empreendedorismo feminino do Sul do Brasil, promovido pelo Sebrae/SC por meio do Programa Sebrae Delas Mulher de Negócios. Acompanhei de perto o encontro, que destacou o protagonismo das mulheres no mundo dos negócios, com histórias inspiradoras e dados que reforçam sua relevância na construção de um ecossistema empresarial mais diversificado e inclusivo. Em SC, elas representam 35% das empresas em atividade, segundo o DataSebrae de 2023. Com cerca de 5 mil participantes presenciais, além de transmissão online, o evento reuniu palestrantes renomadas, como a atriz e empresária Flávia Alessandra, a influenciadora financeira Nath Finanças, a especialista em inclusão social Andrea Schwarz, a influenciadora e empresária Mari Maria (foto), a jornalista Rafa Brites e a multiempreendedora Natalia Beauty.

 

Histórias pessoais criam marcas poderosas

Nesses dois dias, esteve em pauta o papel da mulher na geração de renda e na inovação econômica, com palestras que abordaram empreendedorismo, superação e autenticidade nos negócios. Um dos momentos inspiradores foi o relato de Mari Maria, empresária do setor de beleza, que transformou sua insegurança com as sardas em força criativa para criar uma marca de maquiagens. Para ela, empreender com sucesso requer um propósito, a construção de comunidades autênticas e a participação ativa em todas as etapas do negócio. Outra história marcante foi a de Natalia Martins, fundadora da marca Natalia Beauty, que começou sua carreira ao acaso, fazendo sobrancelhas, e desenvolveu uma marca de sucesso no setor de beleza e estética. Atualmente, ela expande seus negócios com cursos online e investimentos em lojas. Natalia enfatizou o poder das histórias pessoais para engajar clientes e construir marcas. “Passei a me conectar emocionalmente com as minhas clientes depois que comecei a contar a minha história. Histórias mostram a nossa transformação, geram insights. História conecta, inspira. História vende”, resumiu.

Autenticidade e espontaneidade como diferenciais competitivos

A jornalista Rafa Brites falou ao público sobre sonhos, autossuficiência e autoestima, abordando os desafios emocionais e sociais do empreendedorismo. Ela destacou que abrir uma empresa é desafiador, mas fechar uma pode ser ainda mais difícil, especialmente pelo medo do julgamento alheio. “Às vezes, o medo não é de cair, mas da risada do outro, do julgamento. O medo de se expor está presente porque comparamos nosso bastidor com o palco dos outros”, afirmou. Ela aproveitou a reflexão para alertar sobre as redes sociais, que frequentemente exibem versões editadas da vida e promovem expectativas irreais. Para Rafa, a espontaneidade é a chave para se superar essa desconexão, permitindo que as pessoas se apresentem de forma autêntica, sem máscaras. Ainda, a influenciadora instigou o público a valorizar a autenticidade e a conexão emocional, frisando que, em um mundo cada vez mais automatizado, ser genuíno e humano se torna estratégico tanto na vida pessoal quanto para os negócios. “Com a inteligência artificial ganhando espaço, precisaremos ser cada vez mais humanos. A IA não tem lágrimas, emoção, intuição”, pontuou.

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Debora Volpi

Jornalista, especialista em Gestão de Negócios e Gestão da Comunicação Empresarial, empreendedora, Diretora da Entrelinhas e criadora de conteúdo.