O AVC – Acidente Vascular Cerebral – popularmente conhecido como derrame é uma das principais causas de morte, incapacitação e internações no Brasil e no mundo.
Se uma pessoa tiver um AVC e não for socorrida imediatamente, poderá ficar com sequelas permanentes ou mesmo ir a óbito.
Dicas para identificar AVC:
Se você achar que uma pessoa está tendo um AVC, lembre a técnica SAMU: Sorriso, Abraço, Mensagem e Urgência.
SORRISO – Peça para pessoa sorrir e veja se o sorriso é torto.
ABRAÇO – Peça para levantar os braços e veja se ela consegue.
MENSAGEM – Diga uma frase e veja se ela consegue repetir.
URGÊNCIA – Se qualquer um dos sintomas acima surgir, ligue para o SAMU – 192, para os Bombeiros – 193, ou leve a pessoa imediatamente a um hospital.
O atendimento rápido, aumenta as chances de sobrevivência e recuperação total.
Existem dois tipos de AVC:
O Acidente Vascular Isquêmico – ou isquemia – é a falta de circulação de sangue por entupimento de artérias do cérebro. É o tipo mais comum de AVC, representando 85% dos casos. Em geral, incide em pessoas mais velhas, com diabetes, colesterol alto, hipertensão, problemas vasculares e em fumantes. Pode ocorrer a perda repentina da visão ou da força muscular, dormência na face, braço ou perna, fala arrastada e dificuldade de compreensão, tonturas, formigamento num dos lados do corpo e
alterações da memória.
O outro tipo é o Acidente Vascular Hemorrágico – é quando ocorre um sangramento cerebral por rompimento de artéria ou veia. É mais raro, apenas 15% dos AVCs são desse tipo. Ele pode ser causado por hipertensão, por baixa coagulação do sangue ou por traumatismos – provocados por acidentes ou agressões. Provoca uma dor de cabeça repentina com náuseas e vômitos, e sintomas semelhantes aos da isquemia.
Você, que já aprendeu a identificar o AVC, aprenda também a preveni-lo: apenas com uma dieta balanceada, bons hábitos de vida, fazendo exercícios físicos e consultando regularmente o médico você evita o AVC e muitas outras doenças.