Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Sem registro de ocorrências, PM avalia como positiva a segurança da 34ª Schützenfest

Foto: Eduardo Montecino/PMJS/Divulgação

Por: Claudio Costa

19/11/2024 - 17:11 - Atualizada em: 19/11/2024 - 17:30

O comandante do 14º Batalhão de Polícia Militar (BPM), tenente-coronel João Kuze, avaliou como positiva a segurança durante a 34ª Schützenfest. Durante os 11 dias de festa, não foram registrados boletins de ocorrência pela corporação.

Uma ocorrência de ato obsceno no lado externo do pavilhão foi gerada, mas não foi confirmada pelos policiais militares. Em todo o período da Schützenfest, a presença dos PMs foram solicitadas 35 vezes, mas as questões foram resolvidas com advertências.

Houve apenas um episódio de destaque em meio ao trabalho desenvolvido pelas forças de segurança. Dois homens foram em ação conjunta das polícias Civil e Militar e encaminhados para a Central de Plantão Policial de Jaraguá do Sul.

Eles estavam utilizando broches com a suástica nazista, o que fere a Lei n. 7.716/89. Ao ser presa, a dupla disse que não tinha a intenção de divulgar a causa nazista.

Kuze destaca que foram empenhados 212 policiais militares para a segurança do evento. PMs de Blumenau, São Bento do Sul, Mafra e da Cavalaria de Joinville realizaram o reforço para os dias de festa.

Foto: Eduardo Montecino/PMJS/Divulgação

“Não executamos nenhum boletim de ocorrência dentro ou fora da festa. Isso quer dizer que não tivemos furtos de celulares e de veículos, por exemplo. A PM foi chamada para intervir em alguns princípios de desordem, mas tudo foi resolvido com advertências no local”, destaca.

“A festa continua sendo muito familiar e muito tranquila. Tivemos no início da festa duas pessoas utilizando uma identificação nada positiva, mas foram enquadrados em uma ação conjunta com a Polícia Civil. Além disso, algumas infrações de trânsito foram constatadas. Porém, o saldo da festa foi muito positivo mais uma vez”, completa o comandante.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Claudio Costa

Jornalista pós-graduado em investigação criminal e psicologia forense, marketing digital e pós-graduando em inteligência artificial.