Caroline Obenaus Cani – Presidente da ACIJS
A pauta sustentabilidade ambiental já não é novidade, mas a cada dia ocupa as atenções de quem se preocupa com um mundo melhor para todos.
Neste cenário, um dos grandes desafios continua sendo o de conciliar o desenvolvimento econômico e social necessário e o equilíbrio no uso dos recursos disponíveis diante do crescimento demográfico, aumento das demandas por alimentos, produtos e serviços, escassez de matérias primas, entre outros fatores.
Os evidentes efeitos do aquecimento global, alertados há muitos anos pelos cientistas, impõem um prazo de validade para revermos condutas. Precisamos agir, o que passa por medidas simples, de curto prazo, e outras mais estruturais e complexas, trazendo também o conceito da inovação para o centro das nossas ações. Inovação não é simplesmente desenvolver algo novo, mas transformar conceitos, mudar ideias e formas de agir. É entender a dinâmica do mundo do qual fazemos parte e do papel que nos cabe para transformar o ambiente em que vivemos. O que importa é que, simples ou sofisticadas, existem várias maneiras de sermos agentes de transformação.
Felizmente, temos na comunidade bons exemplos nesta direção. Adotamos aqui soluções tidas como simples, mas que já revelam mudanças de comportamento. O uso de energias renováveis faz parte do nosso cotidiano. Painéis solares fotovoltaicos, por exemplo, estão cada vez mais presentes em plantas industriais e ambientes comerciais e corporativos.
Bons exemplos são o Centro Cultural da SCAR e o prédio do Centro Empresarial onde está a ACIJS, e outras entidades. Nestes dois ambientes, a adoção da energia solar traz resultados positivos para o meio ambiente e a economia em 70% no custo de energia elétrica. A SCAR também adota a reutilização de águas das chuvas em banheiros e na limpeza de áreas externas, a substituição de lâmpadas convencionais por outras com tecnologia LED e de copos descartáveis por outros itens como os recipientes de uso pessoal. Na ACIJS, também é enfatizada a substituição de copos descartáveis e por meio de nossos Núcleos Empresariais, diversas ações de conscientização não só ambientais como de inclusão social. Somado a isto, claro, a sensibilização dos colaboradores e de todos os usuários das duas estruturas, ampliando esforços com o mesmo objetivo da preservação ambiental e sustentabilidade.
De outro lado, devemos também avançar em temas mais complexos, trazendo aos nossos centros urbanos o conceito de “cidades inteligentes” e integrando o uso eficiente de energia limpa, conectividade, soluções digitais, mobilidade elétrica, entre outras frentes, contribuindo para a sustentabilidade. Nesse contexto, a parceria com o poder público é fundamental, conciliando esforços com a iniciativa privada, instituições de ensino e de pesquisa. Todos convergindo na mesma direção, com programas que motivem desde os primeiros anos da vida escolar até os níveis profissionais.
Nos dias 22 e 23, Jaraguá do Sul recebe o Novale Experience, uma iniciativa com o propósito de ‘abrir’ o Centro de Inovação para a comunidade e oportunizar uma ampla discussão sobre os caminhos futuros para a nossa sociedade. Eventos como este são muito importantes para despertar um olhar de sustentabilidade com inovação de que tanto precisamos.
Patrocínio: