Num pod cast anterior, lembrei que nossos limites são fronteiras pessoais que ajudam a entender até onde podemos ir, mas eles não estáticos. Frequentemente, são definidos pela nossa educação, cultura, medos, crenças e pelo que os outros dizem ser possível.
Ou seja, muitos limites são subjetivos, mas podem ser transformados, com esforço e autoconhecimento, em novas habilidades.
Assim, explorar limites é, na realidade, explorar até onde estamos dispostos a crescer, razão pela qual, deva-se encarar obstáculos como oportunidades de expandir capacidades e descobrir o verdadeiro potencial próprio.
Em outras palavras, há que se transformar cada dificuldade em uma chance de superar-se e descobrir forças que ainda não se conhece.
Tudo a ver com o que está impresso na sacola de material escolar que ganhei, em 2023 quando em Porto, Portugal, para o meu estágio pós Doutoral em “Gestão de Conhecimento Organizacional”: “Don’t limit your challenges. Challenge your limits.” Em português, “Não limite seus desafios. Desafie seus limites”.