O Programa Saúde e Bem Estar, que contempla práticas de fitoterapia, terapia assistida por animais e o SPA da Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB), passou a atender recentemente um novo público: os fibromiálgicos.
Pacientes vinculados à Associação de Fibromiálgicos de Indaial e região (Arefi) passam por sessões gratuitas de hidroterapia, pilates, ioga e massagens, contando com o acompanhamento de mais de 12 bolsistas do curso de Fisioterapia da FURB.
Para muitos estudantes, esta prática de extensão é a primeira atividade profissional de sua carreira e em alguns casos, a atividade é desempenhada como uma contrapartida do benefício concedido pelo Programa Universidade Gratuita do Governo de Santa Catarina.
Um desses exemplos é o da jovem Helena Van Den Bylaardt, moradora de Luiz Alves que cursou seu Ensino Fundamental e Ensino Médio na rede pública de ensino.
“Muitos estudantes da minha turma, que é com quem eu mais tenho contato, são beneficiários e conseguem trazer essa vontade sempre que tinham de fazer uma faculdade, de fazer fisioterapia graças a esse projeto. O que me trouxe para Fisioterapia é o interesse pelo esporte, era uma coisa que sempre esteve comigo, desde pequena. A professora Mônica incentivou bastante a gente a participar de projetos externos e eu acredito que isso é uma coisa muito boa para a gente fora de sala, de sempre buscar coisas novas”, afirma a estudante, que está no 4º semestre do curso.
Para a coordenadora do projeto, professora Mônica Ceccato, tal atividade contempla todos os papéis de uma Universidade, que beneficia principalmente a sociedade com a qual ela se relaciona.
“O projeto possui uma dinâmica interessante que contempla o ensino, a pesquisa e a extensão, fazendo realmente esse conceito de Universidade se tornar vivo dentro da sua história. Importante também ressaltar que somos interdisciplinares, temos uma base muito forte de estudantes da Fisioterapia, mas a interdisciplinaridade também está presente através das práticas integrativas, onde, neste ano, recebemos a parceria do professor extensionista Alessandro Guedes, que está conosco desenvolvendo as práticas integrativas de movimento, relaxamentos, organização do equilíbrio energético dos nossos pacientes e isso em conjunto promove a saúde das pessoas”, conclui a docente.
O SPA da FURB está localizado no bloco L da Universidade, no mesmo prédio em que funciona o Diretório Central dos Estudantes (DCE). Já as atividades de hidroterapia que, no caso dos fibromiálgicos, se encerraram nesta terça-feira (12), ocorrem no Complexo de Natação, localizado na parte alta do campus 1.