Aos 95 anos, Fernanda Montenegro entrou para o Guinness Book, após ter batido o recorde de maior público em uma leitura filosófica no mundo. O evento ocorreu em agosto, no Parque Ibirapuera, em São Paulo, onde Fernanda leu “A Cerimônia do Adeus”, de Simone de Beauvoir, para uma plateia impressionante de mais de 15 mil pessoas.
Emocionada com a conquista, Fernanda Montenegro agradeceu ao público presente: “Divido este prêmio em agradecimento com todos que estiveram neste grande encontro entre arte e educação.”
A leitura histórica reforça o impacto da atriz na cultura brasileira e seu compromisso com o teatro e a literatura. Aos 95 anos, ela se mantém ativa e inspira gerações, reafirmando o poder das artes em eventos de grande alcance cultural.
“Milagres acontecem”, disse ela ao receber o certificado. “Ter levado Simone de Beauvoir para 15 mil pessoas dentro do Ibirapuera… Isso acontece em mais algum lugar do mundo?”
“Só falando, para 15 mil pessoas. Só trazendo ideias nada fáceis de serem absorvidas, e ninguém vai embora. Todo mundo aceita cada palavra que se fala e termina aplaudindo”, acrescentou.