O basquete de Jaraguá do Sul disputará o Campeonato Brasileiro de Basquete Master pela primeira vez na história. Entre os dias 9 e 16 de novembro, a AJAB (Associação Jaraguaense de Basquetebol) será a representante de Santa Catarina no torneio nacional, sediado em Caxias do Sul (RS).
Uma seleção do Estado foi formada para vestir a camisa da equipe em três categorias. Serão dois jaraguaenses no elenco do time 40+, seis no 45+ e quatro no 50+. Todos jogam a primeira fase pelo Grupo A.
Na 40+, são 12 equipes na disputa, e a AJAB duela com Avabes/Espírito Santo, UVB/São Paulo B, AMBM/Mato Grosso, UVB/São Paulo A e AGBM/Goiás. Já a 45+ tem 13 inscritos e o time de Jaraguá do Sul enfrenta AMBM/Mato Grosso, ABPA/Porto Alegre (RS) e ABMAC/Acre.
“O nível do 40+ é forte, com gente que saiu do profissional e vai estar participando. Temos a expectativa de conhecer o campeonato, mas logicamente vamos lutar para chegar entre os quatro primeiros”, disse Gustavo Partsch, do elenco 40+.
Por fim, a 50+ conta com 10 participantes, sendo que a AJAB começa encarando Avabra/Brasília (DF), UVB/São Paulo A, UVB/São Paulo B e ABM/Inconfidentes (MG).
“Nosso time está bem organizado, mas é uma incógnita o que vamos enfrentar, assim como eles (adversários) não sabem da nossa equipe. Então tudo pode acontecer”, afirmou Emerson Gazda, do 45+.
A Associação Jaraguaense de Basquetebol foi convidada para a competição e está postulando uma filiação a Federação Brasileira de Basquete Master, o que dá direito a participar de vários campeonatos promovidos pela entidade.