O Parque Municipal de Eventos Ademar Duwe se encheu de cores, sons e tradição, na noite de quinta-feira (7), para a cerimônia de abertura da 34ª edição da Schützenfest, a maior Festa de Atiradores do Brasil. O evento, que se estende até 17 de novembro, celebra as tradições germânicas e a cultura local, reunindo milhares de pessoas em 10 dias de festa.
A Schützenfest abriu os portões às 18h para o público. Mas a solenidade de abertura teve início às 20h, após uma marcha histórica que envolveu as sociedades de tiro e as majestades do evento. Autoridades, políticos e representantes de entidades prestigiaram o início da festa que já é um marco na cidade.
A cerimônia começou com uma concentração das sociedades de tiro no Pavilhão A, seguido pela tradicional marcha até o Estande de Tiro Olímpico Roland Leopoldo Germano Janssen. A busca pelas majestades do tiro e o Rei e a Rainha dos Atiradores, foi um dos momentos de maior emoção da noite, destacando a importância das “Schützenvereine” (Sociedades de Atiradores).
Ao retornar ao Pavilhão A, a abertura seguiu com a entrada das bandeiras e o estandarte da Schützenfest, acompanhada pela Banda Estrela de Ouro. A execução do Hino Nacional e a tradicional “guarda de honra” marcaram os momentos solenes, seguidos de pronunciamentos das autoridades, incluindo um discurso das majestades e o aguardado disparo dos tiros simbólicos.
O ápice da cerimônia foi a sangria do primeiro barril de chope, um dos momentos mais aguardados pelos presentes, que marca o início oficial da festa.
O prefeito Jair Franzner destacou a importância do evento, ressaltando o empenho das equipes envolvidas na organização da festa. “A Schützenfest é um dos principais eventos do nosso calendário e as pessoas aguardam com bastante expectativa por esta programação. As equipes trabalham o ano inteiro com muita dedicação para entregar uma festa à altura do que Jaraguá do Sul merece. Fica nosso convite para que todos prestigiem essa edição que traz toda a autenticidade das nossas sociedades”, afirmou.
Atrações para todos os gostos
Após a abertura, o Pavilhão A se transformou no palco para o musical Estrela de Ouro, enquanto no Pavilhão B, a Orquestra La Montanara assumiu a animação, com apresentações que agradaram os diferentes públicos. As festividades seguiram até a madrugada, prometendo muitas mais surpresas e atrações para os próximos dias.
A Schützenfest é um verdadeiro mergulho nas tradições culturais germânicas, com dança, música, culinária típica e, claro, as competições de tiro ao alvo. O evento promete ser um grande sucesso, como nos anos anteriores, atraindo visitantes da região, de cidades de SC e de outros estados para celebrar a cultura e a história de Jaraguá do Sul.
Programação segue até 17 de novembro
Os portões do parque seguem abertos todos os dias até o dia 17 de novembro, com diversas atrações, desde apresentações culturais e shows musicais até competições e, claro, muita diversão.
Para mais informações sobre a programação completa, ingressos e detalhes da Schützenfest, basta acompanhar as atualizações nas redes sociais do evento ou no site oficial da festa e no portal do OCP.