Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Schützenfest de Jaraguá do Sul abre nesta quinta-feira (7) com novidades

A festa dos atiradores é uma tradição que iniciou na Alemanha Foto: Arquivo pessoal

Por: Luana Maia

07/11/2024 - 07:11 - Atualizada em: 07/11/2024 - 10:04

A Schützenfest, a tradicional Festa dos Atiradores de Jaraguá do Sul, reúne milhares de pessoas com muita cultura, diversão, comida típica e claro, aquele chope bem gelado e competições de tiro ao alvo. E para a 34º edição da festa, que inicia nesta quinta-feira (7) e segue até o dia 17 de novembro, a Comissão Central Organizadora (CCO) divulgou uma série de atrações e novidades para todos as idades. O evento contará com mais de 60 shows, 29 bandas, apresentações de dança folclórica e competições de tiro, além de novidades estruturais que prometem surpreender o público.

Entre as novidades da festa deste ano está a roda-gigante da Schützen, uma nova atração que promete dar um toque ainda mais especial ao evento. A ideia de trazer a roda-gigante é garantir mais uma opção de atração para crianças, além de um amplo Espaço Kids.

“A Schützen caiu no gosto da criançada, então organizamos os atrativos da festa pensando em algo especial para elas. Então teremos várias opções de brinquedos e acompanhamento de monitores”, salienta o presidente da CCO, Alcides Pavanello.

O brinquedo foi instalado aos fundos do Parque Municipal de Eventos e terá acesso gratuito.

No ano passado, a Schützenfest organizou uma estrutura com cerca de 200 metros quadrados para a diversão dos pequenos. A organização do evento resolveu, além de manter o Espaço Kids, iniciativa que tanto agradou o público em 2023, trazer ainda mais entretenimento. No local haverá mesas e bancos para comodidade das famílias.

A “Casa do Wilfried” promete ser outra diferencial da 34º edição da Festa dos Atiradores, tanto para os pequenos quanto para os adultos que entram no espírito da comemoração típica alemã. O espaço fica perto do estande de tiro e foi projetado para que as pessoas possam interagir com o mascote oficial da festa, proporcionando momentos de diversão e memórias.

Climatização

Pensando no conforto dos visitantes da Schützenfest, a CCO decidiu climatizar o pavilhão “A”. “Todos os anos procuramos inovar e uma das novidades nesta edição é a climatização de 100% do principal ambiente da festa. Trata-se de uma reivindicação dos frequentadores em dias de grande movimentação no Pavilhão “A”, e neste ano vamos conseguir atender”, compartilha Pavanello.

Foto: PMJS/Divulgação

Pratos típicos e chopes artesanais

Para quem aprecia os pratos típicos germânicos, a Schützenfest é uma excelente opção para apreciar este tipo de gastronomia. Entre as opções estão Eisbein, Linguiças artesanais, Pretzel, Batata recheada, Strudel, além dos pratos típicos oferecidos no restaurante típico.

E para quem gosta de chope, serão oferecidos vários tipos e sabores de oito cervejarias diferentes, além de licores e bebidas não alcoólica.

Competições de tiro

A maior Festa de Atiradores do Brasil, tem como diferencial as competições de tiro, que são preservadas desde a chegada dos primeiros imigrantes alemães à região, até hoje. Os participantes podem competir nas modalidades de seta e chumbinho, sendo orientados por monitores que fazem parte dos 17 Sociedades de Tiro que integram a festa.

Foto: PMJS/Divulgação

Desfiles

Foto: PMJS/Divulgação

Como nos anos anteriores, a 34ª edição da Schützen contará como dois desfiles, um no dia 10 e outro no dia 17 de novembro. Os dois no domingo. As sociedades de tiro desfilam, assim como outras entidades que representam a cultura germânica e outras culturas que fazem parte da história de Jaraguá do Sul.

Durante os desfiles, as realezas da festa também desfilam. A rainha e princesas representam a Schützen durante o ano todo até esta edição encerrar, quando são escolhidas outras representantes no último dia do evento. Julia Emmendörfer Regis, 20 anos, que é a primeira princesa desta edição relata: “É um sonho poder representar a maior Festa de Atiradores do Brasil, e assim manter viva a cultura e as tradições de meus ancestrais. Sou muito grata pela oportunidade e a honrarei com muita responsabilidade e alegria”.

Os desfiles são uma oportunidade de socialização entre a população, com elementos da cultura germânica, esse momento resgata a história dos alemães. A aparição e o contato com a realeza são esperados por todo o público. “A melhor parte é o momento dos desfiles, onde estamos junto com as pessoas de nossa cidade e região. Nestes momentos o coração enche de alegria pois recebemos muito carinho, principalmente das crianças”, relata Julia.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Luana Maia

Acadêmica de jornalismo e estagiária do OCP News