Eleições nos EUA: Empate entre Trump e Kamala na primeira urna aberta

Primeira urna aberta foi em Dixville Notch | Foto: Mattew Trump/Wikipedia Commons

Por: Ewaldo Willerding Neto

05/11/2024 - 12:11 - Atualizada em: 05/11/2024 - 12:28

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Deu empate na primeira urna apurada nas eleições dos Estados Unidos: três votos para o ex-presidente Donald Trump e três para a vice-presidente Kamala Harris. A contagem aconteceu na cidade de Dixville Notch, distrito fe Dixville, em New Hampshire. A cidade há várias décadas tem a tradição de iniciar a jornada eleitoral à meia-noite de segunda para terça.

As leis estaduais permitem que os municípios com menos de 100 residentes abram os centros de votação na virada dos dois dias e fechem após o registro de todos os votos. No caso de Dixville Notch, os votos foram contabilizados ainda antes de as urnas abrirem em estados com o Alasca.

Os primeiros colégios eleitorais começaram a abrir nos Estados Unidos nesta terça-feira (5) às 5h (horário local, 7h de Brasília). Os primeiros a depositar seus votos foram os moradores de Vermont (nordeste), onde os centros de foram abertos entre 5h e 10h (7h a 12h de Brasília).

Às 6h (8h de Brasília), foram abertos os locais de votação em outros seis estados (Connecticut, Kentucky, Maine, Nova Jersey, Nova York e Virgínia), seguidos meia hora depois por Ohio, Virgínia Ocidental e Carolina do Norte, este último considerado um estado-pêndulo fundamental para determinar quem ocupará a Casa Branca nos próximos anos.

O horário de funcionamento dos centros de votação varia consideravelmente, já que os 50 estados dos EUA e o Distrito de Columbia abrangem seis fusos horários diferentes, e cada estado tem sua própria lei eleitoral com horários específicos de abertura e fechamento.

À medida que a manhã avançou, às 9h de Brasília, a votação começou na maioria dos centros do Distrito de Columbia e em 17 estados com fusos horários diferentes: Alabama, Delaware, Flórida, New Hampshire, Illinois, Indiana, Kansas, Louisiana, Maryland, Massachusetts, Missouri, Rhode Island, Carolina do Sul, Wyoming, Geórgia, Pensilvânia e Michigan, estes três últimos também estados-pêndulos.

Uma hora depois, os centros foram abertos em outros 10 estados com fusos horários diferentes: Arizona, Iowa, Minnesota, Mississippi, Oklahoma, Dakota do Norte, Dakota do Sul, Tennessee, Texas e Wisconsin.

Meia hora depois, os centros abriram no Arkansas e, às 11h de Brasília, em seis outros estados (Colorado, Montana, Nebraska, Nevada, Novo México e Utah).

Os últimos a abrr serão Califórnia e Idaho, às 12h de Brasília, seguidos por Washington e Alasca às 13h e finalmente Havaí, às 14h de Brasília.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Ewaldo Willerding Neto

Jornalista formado pela UFSC com 30 anos de atuação.