O empresário Antonio Augusto Amaral de Carvalho, fundador da rede Jovem Pan, faleceu nesta segunda-feira (4), aos 93 anos, em São Paulo.
Ele estava internado no hospital Sírio Libanês com a saúde debilitada.
As informações são da Jovem Pan.
“É com imenso pesar que o Grupo Jovem Pan anuncia o falecimento de Antônio Fagundes Amaral de Carvalho, aos 93 anos. Fundador da Jovem Pan, Seu Tuta, ícone da comunicação, revolucionou a história da Rádio Jovem Pan e marcou época na televisão. Ele estava internado no Hospital Sírio Libanês com a saúde debilitada”, diz o comunicado divulgado pela emissora.
Conhecido como ‘Seo’ Tuta contribuiu em movimentos da música como a Jovem Guarda e a Tropicália e trabalhou diretamente com grandes estrelas como Hebe Camargo e Jô Soares. No esporte, foi o responsável pelas primeiras transmissões esportivas ao vivo a partir de estádios fora do eixo Rio-São Paulo.
Antônio assumiu a direção-geral da Rádio Panamericana em 1964, trocando seu nome para Jovem Pan, dando início a uma sequência de inovações na gestão da rádio. Na década de 1970, implemento a programação jornalística de 24 horas.
Foi o primeiro a apostar na transmissão em streaming pela internet e inaugurou o que, no dizer de Tuta, era “a rádio com imagem”.
Tuta era filho do empresário e advogado Paulo Machado de Carvalho, fundador da TV Record, que dá nome ao Estádio do Pacaembu, em São Paulo, e irmão de Paulo Machado de Carvalho Filho, que também trabalhou na rádio e TV Record.
O empresário presidiu a Rádio Jovem Pan entre 1973 e 2014, ano em que deu o cargo para seu filho Antônio Augusto Amaral de Carvalho Filho, o Tutinha, que deixou o cargo em 2023.