A 34ª edição da Schützenfest, a maior Festa de Atiradores do Brasil, está cada vez mais próxima! Com abertura marcada para 7 de novembro, a festa se estende até o dia 17, no Parque Municipal de Eventos Ademar Frederico Duwe, oferecendo ao público uma variedade de atrações que reforçam a cultura germânica e a tradição dos clubes de tiro.
Segundo o diretor de Infraestrutura da Comissão Central Organizadora da Schützenfest (CCO), Marcelo Prochnow, que está acompanhando de perto os preparativos, o trabalho é intenso e promete resultados encantadores.
“Posso garantir que tudo será lindo e maravilhoso para receber não só o povo jaraguaense, mas de toda a região Norte Catarinense e de outras partes do estado e do Brasil na nossa Schützenfest, uma das maiores festas de atiradores do mundo”, destacou Prochnow.
Entre as novidades desta edição, o público poderá desfrutar de uma roda-gigante, que promete encantar e oferecer vistas deslumbrantes de toda a festa. Andressa Francine Pavanello, coordenadora de Infraestrutura e Decoração do CCO, enfatizou o compromisso em manter a atmosfera familiar e visual atraente que caracteriza o Schützenfest.
“Vamos manter as praças, os espaços Instagramáveis, que é o que mais encanta os olhos do público que visita o Schützenfest”, explicou Andressa, detalhando que o cenário será complementado com as cores tradicionais da Alemanha — amarelo, preto e vermelho — refletindo a herança cultural dos descendentes germânicos da região.
Além das cores germânicas, a festa usará também os tons da logomarca da Schützenfest: vermelho, verde e amarelo, proporcionando um toque visual especial. “O vermelho, o verde e o amarelo que estão presentes ali no alvo do nosso logotipo, nas penas do chapéu, também contribuem para complementar o conceito visual da festa”, afirmou Andressa, antecipando que o efeito será uma “surpresa linda”.
A “Casa do Wilfried” é outra inovação especialmente para o público infantil. Localizado próximo ao estande de tiro, o espaço foi projetado para que pais e responsáveis levem seus filhos para interagir com o mascote oficial da festa, proporcionando momentos de diversão e memórias familiares.
O que esperar da festa?
Os visitantes também poderão explorar uma ampla diversidade gastronômica, que inclui delícias típicas como batata recheada, salsichas, bretzel, e outras iguarias. O restaurante típico da Schützenfest oferecerá mais de 30 pratos, que incluem desde o tradicional eisbein e spätzle até o leitão à pururuca e uma variedade de frios e queijos, trazendo uma experiência culinária germânica autêntica para o público.
O chope também terá destaque, com mais de 50 variedades à disposição. A marca Germânia, vencedora da licitação em 2023, será fornecedora oficial, e seis cervejarias artesanais de Jaraguá do Sul estarão presentes. Alcides Pavanello, presidente da CCO, afirma que o público pode esperar diversas opções culinárias saborosas. “Vamos estar muito bem servidos durante os dias do evento”.
Entre as bebidas mais aguardadas, está a Schützenbier, a “Cerveja do Atirador”, criada especialmente para o evento. Lançada em 2016 para homenagear os reis e rainhas do tiro, a Schützenbier é uma colaboração entre as cervejarias Karsten, Königs Bier e Maestro e, segundo os organizadores, possui uma receita única, inspirada na escola alemã.
Como incentivo à preservação da cultura alemã, neste ano novamente a Schützenfest oferecerá entrada gratuita para visitantes que compareçam com trajes típicos. Para as mulheres é permitido o uso de vestidos ou saias típicas, além de sapatos fechados ou botinas em cores discretas.
Já para os homens, a vestimenta inclui camisas com colarinho e bermudas de couro ou calça social, combinadas com sapatos ou botinas escuras. No entanto, peças que descaracterizem o traje, como camisetas de malha e tênis, não serão aceitas para a concessão de entrada gratuita.
A festa é também um momento de celebração e orgulho para a realeza da Schützenfest, que representa com entusiasmo o evento. A rainha Júlia Ewald, da Sociedade Centenário, afirma que representar a festa “é um orgulho que não cabe no peito”.
Já a 1ª princesa, Júlia Emmendorfer, da Sociedade Amizade, vê a representação da festa como “a realização de um sonho e uma oportunidade de contribuir para manter viva a cultura dos seus ancestrais”.
Camila Maas, 2ª princesa, da Sociedade Aliança, compartilha a emoção: “Cresci em meio às festas das sociedades, e poder transmitir a alegria, o carinho e a tradição do povo jaraguaense não tem preço”.