O ovo é um dos alimentos mais democráticos que existe. Fácil de consumir, de preparar, de utilizar em diferentes receitas e, principalmente, de agradar a todos os paladares. Esse alimento já foi visto como vilão por muitos profissionais da saúde por conta de publicações científicas que afirmavam que esse alimento era fonte de gorduras e colesterol que poderiam prejudicar o metabolismo corporal. Entretanto, estudos recentes mostraram que o ovo é, na verdade, fonte de vários nutrientes e muito benéfico para a saúde humana. Confira 7 benefícios do ovo para a saúde.
1 – Fonte de proteína
Além de ser uma poderosa fonte de vitaminas e minerais, o ovo é um alimento muito lembrado por sua alta concentração de proteínas de alto valor biológico, encontradas em produtos de origem animal e que são mais bem absorvidas e utilizadas pelo metabolismo humano. O ovo é responsável por garantir também importante fonte de aminoácidos que são chamados de essenciais para a saúde, visto que nosso organismo não consegue metabolizá-los e eles devem ser ingeridos pela dieta.
2 – Fortalece o sistema imunológico
O ovo é fonte de vitamina D, hormônio responsável por auxiliar na absorção do cálcio e do fósforo pelo organismo, além de controlar os níveis de magnésio. Por suas ações, a vitamina D pode ajudar a fortalecer o sistema imunológico. “Além disso, os minerais zinco e selênio são importantes para aumentar a imunidade”, afirma Fonseca.
3 – Protege a visão
A função do ovo não é apenas fornecer proteínas, aminoácidos e vitaminas encontradas em alimentos de origem animal. Esse alimento também apresenta uma função antioxidante importante, que tem efeito protetor para uma das partes mais importantes do nosso corpo: a visão. Os antioxidantes encontrados nos ovos, que são a zeaxantina e a luteína, estão em abundância na gema e garantem um efeito protetor contra a catarata e a degeneração macular, que podem, a longo prazo, evoluir para quadros de cegueira e deficiência visual.
4 – Importante para estrutura muscular
Por ser uma fonte importante de proteína para o corpo, é natural que o ovo seja um alimento importante para toda a nossa estrutura muscular. Entretanto, ele conta com outro composto importante para o desenvolvimento dessas fibras que estruturam o corpo humano: a leucina. Sendo ela um dos grandes benefícios do ovo. Encontrada na clara do ovo, a leucina é um aminoácido essencial para garantir a formação de novas fibras musculares e, consequentemente, no desenvolvimento de músculos.
5 – Bom para o cérebro
A gema do ovo é rica em colina, uma das vitaminas do complexo B. Um estudo publicado no American Journal of Clinical Nutrition mostrou que o ovo pode melhorar o desempenho do cérebro e diminuir o risco de demência. “A colina é uma substância importante para a memória e concentração”, completa Fonseca.
6 – Aumenta a saciedade
Por ser rico em proteínas e gordura, além de ter baixo teor de carboidratos e ser pouco calórico, o ovo pode ser um grande aliado no processo de emagrecimento, prolongando a sensação de saciedade. “Cerca de 100 gramas de ovo cozido possui apenas 125 calorias, por isso, pode ajudar na perda de peso”, afirma a nutróloga.
7 – Controle do diabetes tipo 2
De acordo com Balestra, o ovo pode ser uma boa fonte de proteínas para pessoas com diabetes tipo 2, podendo ser seguro para o consumo e ajudando no controle da glicemia. “O alimento pode ajudar a promover a saciedade e controlar os níveis de açúcar no sangue, quando consumido como parte de uma dieta equilibrada”, afirma.
Um outro estudo, também publicado no American Journal of Clinical Nutrition, mostrou que o consumo de ovos pode reduzir o risco de diabetes tipo 2, após analisar 2.332 homens durante 19 anos. Segundo os pesquisadores, os participantes que consumiram 4 ovos por semana têm 37% menos chance de desenvolver a doença crônica, em comparação com os homens que consumiram apenas 1 ovo por semana.
Branco ou vermelho
A diferença de cor entre ovos vermelhos e brancos não afeta sua qualidade nutricional, pois varia de acordo com a genética da ave. Além disso, todos os ovos começam brancos e mudam de cor durante o desenvolvimento, podendo ser encontrados em várias cores, incluindo creme, rosa, azul e verde.
Dicas para evitar a contaminação por ovo:
- No momento da compra, estar atento ao prazo de validade que é de 30 dias
- Verificar a presença do selo SIF
- Observar a presença de rachaduras
- Armazenar no interior da geladeira
- Para preparações sem cocção (como maionese), usar ovo pasteurizado
- Não lavar os ovos pois a casca é porosa ou lavar apenas antes da cocção
Fontes: Maxxiovos, CNN, Alltech